Educação Contextualizada
Em centenas de escolas rurais do Brasil, a falta de água de qualidade, assim como de outros serviços básicos como energia e saneamento básico, são fatores que contribuem para o fechamento das escolas, para a baixa taxa de aprovação e o abandono dos estudos. A ASA defende que os filhos e filhas de agricultores/as tenham acesso a educação de qualidade no campo e, para isso, constroi cisternas em escolas do campo.
Notícias sobre Educação Contextualizada
-

ASA realiza formação dos monitores pedagógicos do Programa Cisternas nas Escolas
Vindos de sete estados, os 70 participantes acompanharam momentos formativos, informativos, visita a uma EFA e planejamento das atividades
Rádio ASA
-
Conto Maroquinhas Fru Fru
Maroquinhas Fu Fru é um conto da escritora Ana Maria Machado que foi adaptada para o rádio pela Professora Iva Melo e contada pelos alunos…
-
Programa – O Povo do Campo da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santo Antônio
O Programa “O Povo do Campo” foi criado pelas educandas e pelos educandos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santônio Antônio, na comunidade…
-
Versos de Cordel – A educação contextualizada
A educadora Maria Quitéria da Silva recita os “Versos de Cordel: a educação contextualizada”. Maria é da etnia indígena Xucuru Cariri e mora em Palmeiras…
-
Depoimento – Miguel Arroyo: diversidade cultural nas escolas
O sociólogo e professor Miguel Arroyo avalia qual a situação da diversidade cultural nas propostas metodológicas das escolas.
Vídeos sobre Educação Contextualizada
Publicações sobre Educação Contextualizada
Projetos relacionados
Cisternas nas Escolas
O Projeto Cisternas nas Escolas tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiárido, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva. A chegada da água na escola tem um significado especial porque possibilita o pleno funcionamento deste espaço de aprendizado em períodos mais secos, representando também uma oportunidade de fomentar, na comunidade escolar, o conhecimento sobre as políticas de Convivência com o Semiárido.









