Quando o investimento de recursos públicos em áreas de interesse social não é prioridade para o governo de Temer Golpista, as ações de convivência com o Semiárido não fogem à regra. Neste cenário de escassez, a Fundação Banco do Brasil anunciou durante o IX Encontro Nacional da ASA (EnconASA), em Mossoró, o aporte de R$ 17 milhões para a implementação de tecnologias sociais de estoque de água em nove estados do Semiárido (de Minas Gerais ao Piauí).
06.12.2016Juventudes do Semiárido debatem fortalecimento de suas bases e ampliação de espaços políticos
30.11.2016De um milhão de mortos a um milhão de cisternas: Carta do IX Encontro Nacional da ASA
Há trinta anos, durante a Ditadura Militar, no Semiárido, um milhão de pessoas morriam em decorrência dos efeitos da seca e da total ausência do Estado. Centenas de milhares migravam de suas terras em tristes partidas para outras regiões. Aquela realidade ficou no passado. Vivemos hoje o quinto ano de uma estiagem ainda mais severa e nenhum ser humano teve sua vida ceifada pelos efeitos da seca. Esta nova realidade resulta de políticas de convivência com o Semiárido, pautadas nas estratégias e práticas construídas e desenvolvidas pelos muitos povos do Semiárido que se articulam na ASA.
30.11.2016Encontro consolida a união dos povos pela convivência com o Semiárido
É a história de perseverança e resiliência traduzida nos versos de Dona Lita e vivenciada por milhares de Joões e Marias que habitam o Semiárido brasileiro, que nutre a luta e a resistência da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). E foi neste clima que aconteceu entre os dias 21 e 25 deste mês, o IX Encontro Nacional da ASA (EnconASA), na cidade de Mossoró (RN). “A gente se pergunta: o que fizemos nesses dias de EnconASA? Viemos povos e territórios que estamos fazendo a transformação do Semiárido. Vimos o caminho que fizemos e sabemos que esse caminho constrói justiça e marca a construção de uma sociedade diferente. Vimos que a ASA não construiu isso sozinha, nós construímos em parceria com muitos movimentos, e neste EnconASA, a ASA assume este compromisso de continuar o caminho. O objetivo nosso é que a gente continue a construção desse Semiárido mais justo. É o caminho que está presente na nossa vida, na nossa luta. E nestes caminhos nós somos fortes porque somos diversos”, Naidison Baptista, Coordenador-executivo da ASA Brasil.
28.11.2016Um dia para ir ao campo e se reabastecer com histórias de resistência dos povos do Semiárido
Na última quarta-feira (23), os participantes da nona edição do Encontro Nacional da ASA (EnconASA) foram ao encontro de 11 comunidades e assentamentos da agricultura familiar camponesa no território do Apodi. O oeste do Rio Grande do Norte é uma região de terras férteis dentro do Semiárido, uma zona de confronto entre os dois modelos de produção agrícola: a agricultura familiar agroecológica e o agronegócio.
Filtre as publicações
Isso facilitará a sua busca