Produção Agroecológica
Para garantir o Direito Humano à Alimentação é necessário ter como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis, além de água e terra para produzir alimentos e sementes. A ASA incentiva processos educativos baseados na agroecologia, fortalece os processos organizativos das comunidades de agricultores/as e valoriza o conhecimento produzido pelos/as mesmos/as.
Notícias sobre Produção Agroecológica
-
Dia Nacional da Agroecologia: práticas que transformam o Semiárido Piauiense em território de esperança
Em comunidades do Piauí, iniciativas como Casas de Sementes e tecnologias de captação de água vêm garantindo alimento saudável, renda e futuro sustentável para milhares de famílias.
Rádio ASA
-
Riquezas Da Caatinga – Relatos Da Fome Francisca
Neste Riquezas Da Caatinga, trazemos a série Relatos da Fome, com a agricultora Francisca
-
Riquezas da Caatinga – Relatos da fome Vera Lucia
Neste Riquezas Da Caatinga, trazemos a série Relatos da Fome, com a agricultora Vera Lúcia
-
Riquezas da Caatinga – Ameaça da volta da fome ao Brasil
Neste Riquezas Da Caatinga, abordamos a ameaça da volta da fome ao Brasil
-
Agrotóxicos
O Brasil continua a liderar o ranking dos países que mais consomem agrotóxicos no mundo. Os problemas acarretados são inúmeros e estão relacionados principalmente à…
Vídeos sobre Produção Agroecológica
Publicações sobre Produção Agroecológica
Projetos relacionados
Uma Terra e Duas Águas (P1+2)
Com o intuito de ampliar o estoque de água das famílias, a ASA criou em 2007 o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Nesta iniciativa, as tecnologias de acesso à água são construídas para garantir a estocagem de água para a produção: para o plantio e para a criação de animais. Este estoque chamamos de segunda água.
Sementes do Semiárido
Ampliando o leque de ações para a Convivência com o Semiárido, a ASA lançou em 2015 um programa que reforça a cultura do estoque no Semiárido, através do manejo da agrobiodiversidade, com foco no resgate e conservação de sementes crioulas. Além da infraestrutura para estocar água para beber e produzir, os povos e comunidades do Semiárido são apoiados em suas práticas enquanto guardiãs e guardiões das sementes crioulas.
Quintais das Margaridas
O projeto Quintais das Margaridas tem como objetivo principal fortalecer as mulheres rurais, promovendo, em todas as etapas do processo, sua autonomia econômica, social e política, bem como a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.