![]() |
Durante os dias 26, 27 e 28 de novembro, a ASA Alagoas realizou o I Encontro Estadual de Comunicação na cidade de Palmeira dos Índios com o tema: “Comunicando Lutas e Conquistas no Semiárido Alagoano”, com o objetivo de contribuir com a construção da Política Nacional de Comunicação da ASA, tendo como horizonte a comunicação como um direito humano.
O Encontro contou com a presença de agricultores e agricultoras, jovens, animadores de campo, comunicadores/as populares, coordenadores e educadores que contribuem no processo de comunicação no lugar onde vivem.
Um dos momentos marcantes foi a construção da linha do tempo, no qual foi resgatada a história da rede ASA nesses 15 anos de luta e caminhada. O segundo dia de Encontro foi animado por 4 oficinas temáticas: fotografia e vídeo, rádio livre/legislação, comunicação e povos tradicionais pelo Coletivo Macambira e comunicação escrita (cordel e xilogravura). As oficinas tiveram o objetivo de desmistificar o uso destas diversas linguagens na rotina das comunidades como possibilidades acessíveis de comunicação, pois esta é um direito humano.
“Esse encontro foi o melhor que já fui, porque relembrei minha caminhada na ASA, e conheci a história de outras pessoas. Goste muito das oficinas que mostrou outras formas de comunicação nas comunidades. Achei importante os jovens nesse Encontro, porque a cada dia que passa eles estão saindo mais da ASA e das atividades das comunidades”, disse Elisabete da Costa Santos, agricultora do Município de Dois Riachos.
O momento tornou-se mais especial por fazer parte da celebração dos 15 anos da ASA, que na sua trajetória defende a fala dos povos do Semiárido.