Diocese de Picos realiza Romaria da Solidariedade em região afetada pela mineração

Compartilhe!

Celebração da Palavra iluminada pelos raios do sol no Morro da Cruz | Foto: Jucilene Silva

A  Diocese de Picos, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e as Cáritas Diocesana e Regional Piauí, realizou durante os dias 4 e 5 de agosto, uma Romaria da Solidariedade com as famílias atingidas pela mineração na região do Baixio dos Belos, em Curral Novo do Piauí.

Somar forças e dar apoio às famílias que estão enfrentando tamanho sofrimento ocasionado pela mineração foi um dos principais objetivos da Romaria. Leigos e leigas de diversas paróquias da Diocese e várias instituições participaram ativamente das visitas e celebrações.

No primeiro dia, foram feitas visitas nas dez comunidades que estão diretamente envolvidas na exploração do minério de ferro. Já no segundo dia pela manhã, todos/as subiram o Morro da Cruz, que tem 700m de altitude e ali fizeram a Celebração da Palavra, colocando diante de Deus e do povo as suas angústias, dores e sofrimento, mas na certeza de que, pela fé e esperança, tudo será resolvido da melhor maneira para as famílias.

“Estou muito feliz, pois tudo o que a gente planejou deu certo. O povo veio ao nosso encontro. O que eu digo pra todos é que devemos ter confiança e acreditar que buscar o apoio da Igreja foi o melhor caminho. Estamos nos sentindo mais leves, porque sabemos que não estamos sozinhos. Até as perturbações e pressões feitas por funcionários da empresa mineradora diminuíram, ou melhor, nunca mais apareceram depois que Igreja uniu suas forças com o povo destas comunidades”, ressaltou a moradora Maria Luzinete Coelho.

Na tarde do dia 05, a Romaria foi encerrada com a Santa Missa presidida pelo o Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres Flávio Santiago, Francidilso Silva, Jonas Moura, Antônio Cristo, Sebastião Santos, Manoel Moura, Antônio Mendes, pároco de Jaicós; Espedito Oliveira, Paulo Rocha, Miguel Feitosa e o Pe. José Vicente Cordeiro.

O momento foi marcado pela solidariedade, confiança e esperança de todos. Padres de outras Dioceses, sensibilizados com a situação em que as famílias, saíram de suas dioceses e vieram participar do evento.
O padre Vicente da Cruz, administrador paroquial da Paróquia Bom Jesus, de Nascente, Diocese de Salgueiro, em Pernambuco, enfatiza o que lhe motivou a se unir a Diocese de Picos nesse momento. “Depois que passei a ser coordenador das Comunidades Eclesiais de Bases passei a me preocupar mais com as questões sociais e ao obter a informação sobre essa Romaria que a Diocese de Picos estava realizando, não poderia deixar de vir vivenciar este momento ao lado desse povo”, afirma.

Para Dom Plínio José, bispo diocesano de Picos, a situação vivenciada pelas famílias é bem delicada. “O povo realmente está aflito. Sabemos que a empresa mineradora já tem toda a articulação na área da mineração, dispondo de tudo o que precisam para agir. Pelo poder de acesso à informação, eles já têm tudo que precisam. O povo, por sua vez, conta com o apoio da Diocese, CPT e Cáritas. E esse nosso apoio tem sido significativo para as famílias da área. Por isso, realizamos a Romaria da Solidariedade visitando todas as famílias e ouvindo seus testemunhos e apelos”, explica.

No final das atividades foram feitos alguns encaminhamentos que darão continuidade à luta, entres eles a gravação de um vídeo documentário pela Pastoral da Comunicação (Pascom) Diocesana. “Durante os dois dias, a nossa Pascom realizou a filmagem de todos os momentos que vivenciamos e essas gravações foram de suma importância, pois faremos um documentário e enviaremos para nossas paróquias e comunidades mostrando para o mundo a realidade desse nosso povo”, disse o Pe. Miguel Feitosa da Paróquia São Simão, em Simões que acrescentou: “Me sinto feliz em saber que tudo o que planejamos deu certo, as nossas famílias compareceram, e juntos, fizemos a nossa Romaria da Solidariedade acontecer”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *