![]() |
Famílias capacitadas mostram certificado. | Foto: José Bezerra |
As 132 famílias de comunidades rurais de São Vicente-RN concluíram a capacitação no Sistema Simplificado de Manejo de Água (SSMA), visando o acesso às tecnologias sociais de captação e armazenamento de água para a produção de alimento, do programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), nesta sexta-feira, 27 de junho, na comunidade Baixa do Sítio, zona rural de São Vicente. Os recursos do Programa são oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), numa parceria com a ASA Brasil e o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), o executor do trabalho junto às famílias.
Nessa capacitação, as famílias aprenderam a fazer um canteiro para a produção hortaliças; técnicas de construção de galinheiro, com tela de arame, e dos cuidados para evitar doenças nas aves; técnica de castração de ovino e caprino; de produção de biofertilizante, a partir de matéria prima existente na propriedade (galhos de urtiga, de mandacaru ou xique-xique, capim, leite de gado, esterco fresco de gado e água); e de adubo orgânico (ou composto orgânico), com a técnica da compostagem, também utilizando a matéria prima existente na propriedade (esterco de animais, vegetação seca e verde, cinza de fogão e água).
A parte prática da capacitação foi feita na comunidade Baixa do Sítio, da família de Francisca Josefa da Silva e Jânio Mário de Oliveira, situada na Serra de Santana, região do Seridó do Rio Grande do Norte. Eles vivem numa área de mais ou menos dois hectares, de propriedade do sogro de dona Francisca Josefa, seu João Agostinho de Oliveira. Depois da parte prática, os instrutores reuniram as famílias para tirarem as dúvidas e fazerem a entrega dos certificados.