Quem é o jovem do Semiárido? Como ele vive? Quais são os seus sonhos? O que pensa essa parcela da população, que corresponde a cerca de 10 milhões de pessoas, sobre as políticas voltadas para o campo? Essas são questões que serão abordadas em três programas de curta duração (7 minutos) produzidos pelo Canal Futura em parceria com a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). Os programas fazem parte da série Diz Aí III, que tem como temática central a juventude rural.
Segundo Jacinta Rodrigues, coordenadora da equipe de Mobilização Comunitária do Canal Futura, a ideia de trabalhar a juventude rural surgiu da própria ausência de materiais na TV que abordassem esse público. “Então sentimos a necessidade de fazer o Diz Aí dedicado a essa juventude, que é pouca visibilizada, pouco abordada pela mídia”, diz Jacinta.
A série sobre juventude rural é composta de oito programas, dos quais cinco já foram produzidos e veiculados pelo Canal Futura. Eles mostram a experiência de grupos de jovens rurais de Minas Gerais, Espirito Santo, Goiás, Pará e Rio Grande do Sul. Os outros três programas vão mostrar a realidade do jovem do Semiárido, uma região repleta de particularidades.
Essa próxima etapa vai mostrar a história de jovens dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia. As gravações começam no início de novembro. Os bastidores das gravações poderão ser acompanhas através do blog http://dizaijuventude.blogspot.com. Nesse espaço também estão disponíveis todos os programas, bem como um resumo das experiências que participam da série.
Os temas abordados no Diz Aí III foram sugeridos pelos próprios jovens participantes das diversas organizações do meio rural, em consultas feitas pelas equipes de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura, durante encontros de juventude ocorridos em diferentes estados brasileiros. São eles: educação, cultura, sustentabilidade e organização. Além desses temas, surgiu a necessidade de fazer um programa sobre identidade, a partir dos diversos estereótipos que existem sobre o jovem do campo. Já no Semiárido, os programas vão abordar outras temáticas relacionadas ao cotidiano do jovem que vive nessa região. São elas: segurança alimentar, meio ambiente e comunicação e cultura.
Diz Aí – A primeira série do Diz Aí surgiu com o objetivo de estimular a discussão e mostrar as reivindicações e o pensamento dos jovens sobre os temas que seriam debatidos na Conferência Nacional de Juventude, realizada em 2008. Já a 2ª edição, exibida em 2009, teve como objetivo mostrar o processo de organização dos jovens para superação dos desafios que afetam as juventudes brasileiras e que foram definidos como prioritários na Conferência.