Governo de PE foca em medidas estruturais para fomentar o crédito para agricultura familiar

Compartilhe!

O estado de Pernambuco está preparando condições para fomentar o crédito rural para os agricultores familiares do estado. Essa foi a mensagem deixada, ontem (13), pelo secretário especial da Agricultura Familiar, Aldo Santos, durante o Seminário Desafios e Perspectivas do Cooperativismo de Crédito Familiar e Solidário na Região Nordeste do Brasil.

O secretário explicou que hoje não há uma ação específica do governo voltada para fortalecer o cooperativismo de crédito, mas estão sendo tomadas algumas medidas estruturais apresentadas em quatro eixos: regularização fundiária com meta de beneficiar 170 mil propriedades; melhorar a infraestrutura básica das comunidades rurais – estrada, moradia, água, saneamento; inclusão produtiva e inclusão aos mercados.

Segundo Santos, estes quatro eixos vão dar base para a Agência de Fomento de Pernambuco ampliar a interiorização do desenvolvimento no estado. “O Governo tem uma visão urbana. É preciso conhecer mais a realidade rural”, confessa para tornar visível uma cultura que precisa ser transformada.

O secretário indica a Agência de Fomento de Pernambuco, criada há poucas semanas, como um bom canal de acesso ao crédito pelas cooperativas de crédito do estado. Ele explica que a capilaridade das cooperativas e os processos formativos que desenvolvem, associadas às experiências exitosas, são interessantes para a Agência de Fomento.

O evento acontece até hoje (14), no Monte Hotel, em Boa Viagem, Recife (PE), e é organizado pela Associação Nacional do Cooperativismo de Crédito da Economia Familiar e Solidária (Ancosol) e pela Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária (Confesol).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *