ASA Potiguar debate acesso à terra e sementes

Compartilhe!

Nos dias 13 e 14 de setembro, a ASA do Rio Grande do Norte irá realizar seu encontro estadual na cidade de Apodi. O tema escolhido para o encontro foi “Agricultura Familiar e Camponesa: acesso à terra e sementes”. A expectativa é de que participem em torno de 100 pessoas, entre delegados/as das microrregionais da ASA no estado, técnicos das entidades, agricultores e agricultoras experimentadores e representantes de movimentos sociais, como o Fórum do Campo, Movimento dos Sem Terra (MST), Via Campesina, associações rurais, entre outros.

A programação irá pautar as discussões sobre acesso à terra e sementes como acúmulo do que foi discutido nos encontros nacionais organizados pela ASA Brasil nos últimos meses, assim como a discussão sobre o cenário atual do Programa de Formação e Mobilização para a Convivência com o Semiárido no estado.

Também pretende-se debater os desafios que se apresentam com os novos termos de parceria anunciados pelo governo federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que prevê a utilização de cisternas de PVC ou de plástico em substituição às cisternas de placas, o que vem sendo criticado e apontado como uma ameaça aos costumes e saberes de cisterneiros e cisterneiras que constroem as cisternas há muitos anos. Serão feitas discussões sobre os novos financiadores da ASA Brasil, assim como sobre o quadro geopolítico da ASA no Rio Grande do Norte e da atuação das unidades gestoras.

O encontro será um momento importante para uma reflexão coletiva sobre o caminhar das nossas ações. A programação completa do Encontro pode ser vista no site da Techne.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *