Audiência Pública discute o uso abusivo de agrotóxicos no estado e suas conseqüências para a saúde

Compartilhe!

O Brasil é hoje o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Intoxicações, doenças agudas e crônicas, a possível relação com o surgimento de doenças cancerígenas são estudados por pesquisadores e pesquisadoras que analisam as conseqüências do uso dos agrotóxicos há anos.  Buscando compreender os seus impactos na vida humana e no ambiente, o Comitê Pernambucano da Campanha contra os Agrotóxicos e pela Vida realiza uma Audiência Pública na próxima segunda-feira (11) para discutir este tema com representantes de órgãos públicos, movimentos sociais e organizações. A atividade acontece às 14h, no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Recife.

Na Audiência, a Terra de Direitos denunciará casos do uso abusivo de agrotóxicos no Estado de Pernambuco, principalmente quanto aos efeitos causados à trabalhadores(as) rurais. Também será o momento de propor um projeto de lei que regularize este uso, além de expor alternativas socioambientais, a exemplo da Agroecologia –  já bastante praticada em Pernambuco. Participam dessa audiência, Sebastião Pinheiro, um dos maiores estudiosos das questões de resíduos tóxicos ; Pedro Serafim, coordenador Nacional do Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos; Dr. Leonardo Mendonça, procurador do Ministério do Trabalho no Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade; Aldo Santos, secretário da Secretaria de Agricultura Familiar; e a deputada estadual Tereza Leitão; os deputados estaduais Manoel Santos e Fernando Ferro; entre outros.

Todos esses casos de uso dos agrotóxicos não só levam a exposição de doenças, mas à um conjunto de situações, como a baixa escolaridade e condições inadequadas de moradia, o que aumenta a vulnerabilidade dessas populações. O comitê promete discutir, além dos impactos gerados pelo consumo indiscriminado de agrotóxicos, alternativas de regularização para tal uso, a fim de preservar a saúde de trabalhadores rurais, e de toda sociedade que é afetada pela contaminação das águas, do solo e de alimentos.

A discussão não se encerra na Audiência, agricultores(as) terão mais dois dias para debater o tema, no Encontro Estadual de Agricultores e Agricultoras Experimentadoras, promovido pelo Centro Sabiá, que acontece nos dias 12 e 13 de julho, no Recife. O tema do evento faz referência ao relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Direito à Alimentação, divulgado em dezembro de 2010. Nesse documento, a ONU conclui que as práticas agroecológicas aumentam a produção de alimentos, e vão contribuir para diminuir a fome no mundo.

Serviço:

Audiência Pública sobre utilização dos agrotóxicos no estado e suas conseqüências para a saúde daqueles que os consomem e dos trabalhadores que os manejam

Data: 11 de Julho

Hora: 14h

Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, Rua do Imperador Dom Pedro II, Nº 473 – Bairro Santo Antônio, Recife-PE

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *