Durante o VII Encontro Nacional da ASA (EnconASA), realizado no mês de março, em Juazeiro (BA), a coordenação executiva da ASA reuniu-se com a Embrapa Semiárido, representada por Pedro Gama e José Nilton Moreira visando estabelecer parceria para o desenvolvimento de pesquisa relacionada aos programas da rede. Como desdobramento, agendou-se para os dias 14 e 15 de junho, uma reunião para compor o Grupo de Trabalho (GT) que deverá, inicialmente, apresentar as demandas da ASA e da Embrapa e, na sequência, elaborar o projeto.
Na última reunião da Coordenação Executiva da ASA, realizada em abril, definiu-se a composição desse GT, que contará com os coordenadores executivos Luciano Silveira, Cristina Nascimento e Reginaldo Alves; os coordenadores do P1MC e do P1+2, Jean Carlos e Antônio Barbosa, respectivamente; dois integrantes de organizações da ASA que fazem parte do Conselho Assessor Externo da Embrapa, Pedro Jorge e Paulo Petersen; os representantes da Embrapa Semiárido, Gama e Moreira; da Embrapa Solos, Sônia Lopes e, possivelmente, um técnico da Embrapa Piauí.
![]() |
barragem subterrânea será foco do estudo |
Antecedendo esse primeiro encontro do GT, a ASA, a Embrapa Semi-Árido e Solos e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizarão uma reunião nos dias 11 e 12 de maio, em Natal, para aprofundar os debates sobre a construção de barragens subterrâneas. No segundo dia, haverá uma ida a campo para conhecer diferentes tipos de barragens construídas na região do Sertão Central do Estado, por diversas instituições, entre elas, a ASA. Espera-se que dessa reunião sejam extraídos elementos sobre essa tecnologia, para subsidiar o grupo na construção do projeto de pesquisa.