Da esquerda para direita: Mariana Mazza, Viviane Brochardt, Gleiceani Nogueira e Fernanda Cruz |
O trabalho ASA – 10 anos lutando pelo direito à água no Semiárido, das jornalistas da Assessoria de Comunicação da Articulação no Semi-Árido (ASACom), Fernanda Cruz, Gleiceani Nogueira, Mariana Mazza e Viviane Brochardt, venceu a 16º edição do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, na categoria Assessoria de Imprensa. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de ontem (10/12), no auditório da Celpe, no bairro do Recife-PE.
No discurso de agradecimento, a jornalista Viviane Brochardt, ressaltou a importância de pautar na mídia temas ligados às questões ambientais do Semiárido, entre eles, o acesso à água. “Num momento em que o mundo está em Copenhague discutido o futuro do planeta, nada melhor que ganhar esse prêmio, que coincidentemente aconteceu no mesmo período da Conferência de Mudanças Climáticas”, disse.
Esta é a segunda vez que as jornalistas da ASACom vencem o Prêmio Cristina Tavares. A primeira foi em 2008, também na categoria Assessoria de Imprensa, com o trabalho Um outro olhar sobre o Semiárido.
A 16º edição do Cristina Tavares recebeu 192 inscrições, das quais 39 foram selecionadas para concorrer a final em 13 categorias. Os vencedores receberam um troféu representando o megafone, que simboliza a liberdade de expressão, produzido pela artista plástica Susana Azevedo.
O Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo é promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de Pernambuco (SinjoPE) e, nesta edição, contou com o patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura da Cidade do Recife, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o apoio da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe/Grupo Neoenergia).
Confira abaixo os ganhadores das 13 categorias do 16º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo:
CATEGORIA ASSESSORIA DE IMPRENSA
ASA – 10 anos lutando pelo direito à água no Semiárido – Viviane Brochardt/Gleiceani Nogueira/Fernanda Cruz/Mariana Mazza – ASA
CATEGORIA TEXTO – REPORTAGEM E REPORTAGEM COM DESDOBRAMENTO
Supersalários da Fazenda – Giovanni Sandes (JC)
CATEGORIA TEXTO – SÉRIES, COBERTURAS ESPECIAIS, REPORTAGENS ESPECIAIS e CADERNOS ESPECIAIS
Os Sertões – Fabiana Moraes e Schneider Carpeggiani (JC)
CATEGORIA JORNALISMO IMPRESSO – FOTO ISOLADA
O Gato – Alexandre Severo (JC)
CATEGORIA JORNALISMO IMPRESSO – FOTO SEQUÊNCIA E ENSAIO FOTOGRÁFICO
Os Sertões – Alexandre Severo (JC)
CATEGORIA ESTUDANTE JORNALISMO IMPRESSO – FOTO
A caminho do Atacama – R