Cerca de 40 pessoas de oito municípios da microrregião da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, se reuniram na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, para fazer uma avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que garante compra diretamente da agricultura familiar e doação simultânea para merendas escolares.
O evento que foi realizado no dia 21 de agosto contou com a presença de representantes de fornecedores e consumidores dos produtos da agricultura familiar, como associações, cooperativas de agricultores familiares, hospitais, creches e escolas da região.
Uma das maiores reivindicações da microrregião da Serra Geral é o reconhecimento do sorgo, como alimento. O plantio do sorgo tem sido comum e é incentivada como uma alternativa sustentável e de convivência com o Semiárido, uma vez que é mais resistente a períodos de estiagem. Além de ser utilizado para fazer silagem para alimentação animal nos períodos mais secos do ano, essa é uma importante fonte de nutrientes para a dieta humana.
Ao final da reunião, a Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida (ACEBEV) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, entidades que compõem a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), ofereceram deliciosos pratos feitos a partir de sorgo para degustação e apreciação de todos.