A Campanha Nacional “Uma Ação para Crianças”, desenvolvida pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), está mobilizando organizações e entidades sociais para construir parcerias em prol da garantia dos direitos de crianças e adolescentes do Brasil. A Campanha incentiva os grupos comprometidos com a infância e adolescência a elaborar ações de mobilização de recursos a serem destinados a projetos sociais. Após a ação de mobilização, a CESE dobra o valor arrecadado.
Até agora 4.985 crianças e adolescentes foram beneficiados, direta ou indiretamente, em sete diferentes pequenos projetos. Mais de 25 mil reais foram arrecadados e dobrados com a realização de bazares, festival de tortas e pedágio em diferentes partes do país.
Mobilização
Reunir uma turma solidária. Escolher um bom projeto que beneficie crianças e adolescentes. Organizar uma ação para mobilizar recursos para esse projeto. Somados à Campanha “Uma Ação para Crianças” essas ações resultam na promoção dos direitos de criança e adolescente. É isso que acontece e é esse o resultado do trabalho em rede. Estes grupos mobilizadores podem ser alunos de uma escola, funcionários de uma empresa, um grupo da igreja ou ainda um grupo de amigos que querem dedicar um pouco do seu tempo para fazer a diferença na vida de meninos e meninas. Além disso, a ação coletiva e voluntária tem minimizado o sentimento de impotência que, regra geral, aflige os brasileiros, e potencializado um sentimento de confiança por se perceber capaz de agir diretamente sobre o problema: participação social.
Na prática
Em Rondonópolis/MT um grupo mobilizador percebeu a necessidade de incentivar mais a leitura entre crianças e adolescentes. Criaram a barraca de alimentos no Simpósio de Agroecologia na comunidade. A ação arrecadou R$3 mil para a Comissão Pastoral da Terra, e a CESE dobrou o valor. Foram 700 crianças e adolescentes beneficiados com 20 arcas (bibliotecas ambulantes). “A atividade trouxe para nós a oportunidade de ler. Nossos pais não têm como comprar estes livros e com a biblioteca que conseguimos tem tanto livros para pesquisar que fiquei encantada”, conta Renata Ferreira de Silva, de 16 anos, que foi uma das beneficiadas com o projeto.
Outro modelo de ação coletiva foi no bairro Progresso, em Erechim/RS. A Instituição Obra Promocional Santa Marta desenvolve o projeto “Criando mais Vida”, atividades direcionadas a 110 meninos e meninas que aprendem a música por meio de ações cidadãs e momentos lúdicos. O grupo formado por 30 mobilizadores percebeu a demanda da instituição em ampliar as atividades e desenvolveu o “Pedágio” (doação espontânea) nas ruas e avenidas da cidade. A ação já faz parte do calendário anual da instituição. O recurso arrecadado foi utilizado na ampliação das oficinas e na compra de materiais.