São quase três décadas de convivência com o Semiárido, tempo que atravessa a vida das mulheres desse território trazendo muitas conquistas, dividindo águas entre o que precisa ficar no passado e aquilo que é inegociável para o presente e o futuro.
Entre os dias 10 e 12 de agosto, em Gravatá (PE), no Encontro de Agricultoras para a Produção de Alimentos Saudáveis, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) resgatou a sua história e debateu, sobretudo, a respeito do combate à violência contra a mulher e sobre a divisão justa do trabalho do cuidado.
A Articulação deu um dos saltos mais importantes deste ano, escrevendo uma carta política com as principais reivindicações das mulheres do Semiárido para as Eleições 2026 e o próximo período. O documento foi construído durante esses três dias, por mais de 150 mulheres participantes do evento, vindas de todos os estados da região.
Confira a carta na íntegra:


