Cisternas calçadão e enxurrada chegam a mais 150 famílias

Compartilhe!

O Instituto Terra Viva (ITV), em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB) e Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), deu início às atividades que visam a construção de 150 cisternas calçadão e enxurrada nos municípios de Major Izidoro e Minador do Negrão, em Alagoas. Na última semana, técnicos do ITV realizaram reuniões nas comunidades para apresentação do projeto e cadastro das famílias.

No primeiro encontro realizado nos povoados da Serra de Santo Antônio e do Sítio Salgadinho, ambos em Minador do Negrão, foram cadastrados mais de 30 famílias agricultores. A equipe do ITV ainda fará uma pré-seleção durante visita in loco nas propriedades para avaliação do local e do perfil das famílias, que devem estar dentro dos critério do programa e, preferivelmente, ter a cisterna de primeira água (voltada para o consumo da família), já que as cisternas calçadão e  enxurrada são para segunda água, ou seja, para captarem água para produção de alimentos e de animais.
Além da implantação das cisternas, o projeto prevê cursos de capacitação de pedreiros, trabalhos educativos, intercâmbios em outros municípios e estados, além de incentivos para a produção rural. Ele deverá ser executado em seis meses, podendo, ao final, ser expandido para outras localidades.

O projeto faz parte do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA. Em Major Izidoro serão construídas 100 cisternas, sendo 50 de calçadão e 50 de enxurrada. Já em Minador do Negrão, serão 25 de enxurrada e 25 de calçadão. Novos cadastros ainda poderão ser feitos na próxima semana. Quem tiver interesse deverá procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais nos respectivos municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *