Cisternas serão construídas em 27 escolas rurais de Conquista

Compartilhe!

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) está levando a 27 escolas rurais do município a construção de cisternas para captação de água da chuva, todas com capacidade de armazenamento de 52 mil litros. A maioria das unidades de ensino concentra-se nas regiões de Bate Pé, José Gonçalves e Campo Formoso.

Uma reunião realizada nesta sexta-feira, 13, no Colégio Diocesano, teve a participação de professores e merendeiras que trabalham nas escolas envolvidas, além de representantes das comunidades onde elas se localizam. O encontro foi conduzido pelo Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb), e versou sobre a importância do armazenamento da água da chuva e as formas mais sensatas de utilizá-la. A segunda parte do encontro foi realizada na manhã de sábado, 14, no mesmo local.

MAIS QUALIDADE DE VIDA – A professora Maria Solange Almeida de Souza, diretora das escolas reunidas no Núcleo Intermediário II, foi uma das participantes da reunião, e considera bem-vinda a parceria com a ASA. “Vai melhorar muito a qualidade de vida dos professores e alunos”, disse. Maria Solange adianta, como boas consequências da água das cisternas, a possibilidade de melhor higienização e lavagem dos alimentos e a alternativa de se cultivar hortas escolares. Segundo ela, isso pode levar a uma maior diversificação do cardápio da merenda escolar. “Vai facilitar muito o trabalho de todos”, observa a diretora. “Tendo água, tudo se torna possível”.

Maria Solange conta, ainda, que o projeto de construção das cisternas foi comemorada pelas comunidades, e isso pôde ser notado durante as reuniões realizadas nas localidades onde as escolas estão situadas. “A recepção foi excelente”, resume.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *