Confiram os aprendizados em 2010 e os desafios para 2011 da ASA Maranhão na entrevista feita pela Assessoria de Comunicação da ASA (ASACom) com o coordenador da ASA Estadual, Josimar Coelho.
ASACom – Quais os principais aprendizados em 2010 da ASA Maranhão?
Josimar – Aqui no Maranhão não são desenvolvidos nenhum dos programas da ASA, nem o P1MC nem o P1+2 [isso ocorre porque as ações desses dois programas só podem ser desenvolvidas nos municípios que integram a área considerada como Semiárido legal, delimitação feita pelo Ministério da Integração Nacional e adotada pelo governo federal para todas as ações voltadas para o Semiárido, financiadas com recursos públicos]. Porém, o que nós fizemos como ASA foi representar a rede em vários conselhos. Estamos no grupo de trabalho de combate à desertificação e desenvolvemos algumas atividades por meio das entidades, como representação da ASA Maranhão em eventos nacionais. Temos também um convênio com o governo do Estado sobre viveiros de plantas nativas.
ASACom – Quais os desafios para 2011 no cenário do Estado?
Josimar – Para 2011, temos a perspectiva de continuar com a parceria com o governo estadual na atividade dos viveiros. A ASA Maranhão também enviou ao governo federal uma proposta de programa para trabalharmos com as comunidades que mais precisam em nossa região.