Sementes
Na dinâmica das comunidades do Semiárido, as famílias agricultoras selecionam as melhores sementes e as guardam para os próximos plantios. Nestes bancos de sementes familiares, existe uma verdadeira riqueza, capaz de assegurar a segurança e soberania alimentar e nutricional das populações do Semiárido. A ASA atua no resgate e valorização do patrimônio genético, através do fortalecimento das práticas já existentes de auto-organização comunitárias.
Notícias sobre Sementes
-
Dia Nacional da Agroecologia: práticas que transformam o Semiárido Piauiense em território de esperança
Em comunidades do Piauí, iniciativas como Casas de Sementes e tecnologias de captação de água vêm garantindo alimento saudável, renda e futuro sustentável para milhares de famílias.
Rádio ASA
-
Devolução das sementes
Para que o Banco de Sementes Comunitário fique sempre abastecido é preciso que as famílias agricultoras tenham o compromisso de devolver a semente que pegou,…
-
Armazenamento de sementes
O armazenamento correto das Sementes Crioulas contribui para que seja garantida a durabilidade do grão, bem como a sua produtividade na hora do plantio.
-
Banco de sementes
Para que o Banco de Sementes Comunitário fique sempre abastecido é preciso que as famílias agricultoras tenham o compromisso de devolver a semente que pegou,…
-
Sementes do Semiárido – Esquete banco ou casa de sementes?
Há uma nomenclatura “correta” para o local de guardar e armazenar as sementes crioulas? Esta é moral da história da esquete “Banco ou Casa de…
Vídeos sobre Sementes
Publicações sobre Sementes
Projetos relacionados
Sementes do Semiárido
Ampliando o leque de ações para a Convivência com o Semiárido, a ASA lançou em 2015 um programa que reforça a cultura do estoque no Semiárido, através do manejo da agrobiodiversidade, com foco no resgate e conservação de sementes crioulas. Além da infraestrutura para estocar água para beber e produzir, os povos e comunidades do Semiárido são apoiados em suas práticas enquanto guardiãs e guardiões das sementes crioulas.