A Articulação no Semi-Árido Mineiro (ASA Minas) e a Cáritas Diocesana de Almenara, realizam junto às entidades, organizações e movimentos sociais do Fórum do Vale do Jequitinhonha e do Fórum do Norte de Minas, o Encontro da ASA Minas, que será realizado dos dias 26 e 27 de agosto, no município de Felizburgo.
O Encontro reunirá cerca de 100 participantes, agricultores, agricultoras e representantes das organizações da sociedade civil do Semiárido mineiro. Durante o evento, serão realizados debates de conjuntura e de novas perspectivas na área da educação do campo, biodiversidade, respeito às comunidades tradicionais e valorização da sabedoria popular. Além de apresentações culturais e visitas de intercâmbio para trocas de experiências de convivência com o Semiárido.
O município de Felizburgo tem um sentido muito especial para os movimentos sociais do semiárido mineiro, em especial pelos que lutam pelo acesso à terra. Em novembro de 2004, aconteceu uma chacina no acampamento Terra Prometida quando cinco trabalhadores rurais sem terra foram friamente assassinados a mando do fazendeiro Adriano Chafik, que responde ao processo em liberdade.
Um dos objetivos do Encontro Estadual da ASA Minas acontecer no município é de também aproveitar a oportunidade e denunciar os casos de violência causados pela concentração de terras na região.
No dia 28, posterior ao Encontro, os participantes irão para a cidade de Almenara, onde se juntarão aos demais participantes da 15ª Romaria das Terras e Água de Minas Gerais.
Articulação no Semi-Árido Mineiro – A ASA Minas é um fórum de 120 entidades, aproximadamente, de todo o semiárido mineiro, que luta pelo desenvolvimento econômico, cultural, social e ambiental da região. Ela faz parte da ASA, que possui mais de mil entidades dos mais diversos segmentos, espalhadas por todos os estados do Semiárido.


