ASA convoca América Latina e África a fazer parte da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza

Em respostas aos desafios impostos pela emergência climática e com o objetivo de erradicar a pobreza e a fome, representantes de regiões áridas e semiáridas da América Latina e da África reafirmaram o compromisso de cooperação.

Compartilhe!

Kleber Nunes e Lívia Alcântara

Em respostas aos desafios impostos pela emergência climática e com o objetivo de erradicar a pobreza e a fome, representantes de regiões áridas e semiáridas da América Latina e da África reafirmaram o compromisso de cooperação, em um encontro histórico nesta quarta (20) durante o X EnconASA, Piranhas (AL).

Embora os idiomas ouvidos tenham sido português, espanhol e francês, foi a Convivência com o Semiárido a linguagem universal que conduziu a plenária “Semiáridos da Terra: construindo uma aliança global em defesa dos territórios”.

A relação entre os agricultores e agricultoras das regiões já vem se estreitando há alguns através dos intercâmbios de conhecimentos, nos quais os povos latino-americanos e africanos têm a oportunidade de compartilharem suas experiências de Convivência com os Semiáridos, mas também suas lutas.

Glória Araújo, coordenadora executiva da ASA reforçou a importância desta relação entre as mulheres e as juventudes latino-americanas na defesa de seus territórios ameaçados pelos mega empreendimentos. 

Durante a plenária, que contou com a participação 15 representantes de sete países, Bolívia, Argentina, Guatemala, El Salvador, Honduras, México e Burkina Faso e de Lília Rahal do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), a ASA convocou a Plataforma Semiáridos América Latina e a Rede de Organizações de Agricultores e Produtores da África do Oeste (ROPPA) a fazer parte da recém lançada Aliança Global Contra Fome e Pobreza, da qual é fundadora e signatária. 

“A Aliança é uma oportunidade e a gente precisa que ela não seja só números, precisamos que seja uma aliança de chão. E a gente quer fazer dois convites aqui, para a Plataforma Semiáridos e para a ROPPA, que vocês venham construir a  Aliança Global Contra Fome e Pobreza junto com a gente”, convidou Antônio Barbosa, coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da ASA. 

Marc Gansonre, representante da ROPPA, se mostrou otimista: 

“Eu lanço uma chamada ao amor dos que estão aqui para aproximar os países da África que querem fazer parte desta aliança. E a gente marca um encontro daqui a 25 anos para ver se deu certo”

Na mesma energia de comunhão, Gabriel Seghezzo, da Plataforma Semiáridos prospectou um futuro para a América Latina.

“Desde a Plataforma estamos sonhando e queremos compartilhar com a ASA, porque não fazemos milhões de cisternas em toda a América Latina e não só em Brasil? Nós começamos, mas a demanda ainda é enorme, cerca de 100 milhões de pessoas vivem nas regiões semiáridas da América Latina”.

O X EnconASA tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Prefeitura Municipal de Piranhas, da Cáritas Francesa e patrocínio da Fundação Banco do Brasil.

Fotos: Neto Santos.

Um comentário

  1. The idea of bringing together partners from both Arid and semiarid regions of Latin America and Africa in knowledge sharing, capacity building and working together is Amazing 👏.
    Looking forward to this partnership.
    In September 2023, we hosted 2 Brazilian technical experts who trained over 30 water technicians from different regions of our country kenya and a representative from Ethiopia.
    It would be my biggest wish to train more technicians on rain water harvesting and storage in drier parts of Kenya, Malawi and Niger state(Nigeria).
    Thankyou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *