Kleber Nunes | ASACom
Seminário debate a contribuição das sementes crioulas para a agrobiodiversidade do Semiárido
Evento será realizado nesta quarta-feira (6), das 9h às 16h30, no canal da ASA no YouTube

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) promove nesta quarta-feira (6), das 9h às 16h30, o seminário “Casas de Sementes no Semiárido: boas práticas e fortalecimento local” com transmissão ao vivo pelo YouTube. O evento reunirá agricultores guardiões de sementes, pesquisadores, membros de instituições públicas e representantes do governo federal para debater a agrobiodiversidade do Semiárido a partir do trabalho das casas e bancos comunitários de sementes crioulas.
O webinar faz parte da carta acordo firmada entre a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC) — personalidade jurídica da ASA — e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no âmbito do Projeto “Revertendo o Processo de Desertificação nas Áreas Suscetíveis do Brasil: Práticas Agroflorestais Sustentáveis e Conservação da Biodiversidade” (Redeser), sob coordenação e supervisão técnica do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Programação
Os resultados dessa parceria serão apresentados na abertura do webinar, seguidos da divulgação do “Diagnóstico Avaliativo das Casas e Bancos Comunitários de Sementes do Semiárido”. O estudo inédito mapeou 875 unidades distribuídas nos estados da Bahia (228), Ceará (141), Pernambuco (122), Paraíba (103), Rio Grande do Norte (72), Piauí (71), Alagoas (55), Minas Gerais (42) e Sergipe (41). O raio-x mostra as potencialidades das casas e bancos de sementes no combate à emergência climática.
As estratégias aprendidas e os desafios revelados pelo diagnóstico serão debatidos por Alexandre Pires, diretor do Departamento de Combate à Desertificação do MMA, e por Zaré Soares, Coordenador-Geral de Pesquisa, Inovação e Patrimônio Genético do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Também participam da mesa, Paola Cortez, pesquisadora da Embrapa Alimentos e Territórios; Maria Kazé, assessora da Diretoria de Políticas Agrícolas e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); e Camile Sahb, diretora de Departamento de Promoção da Inclusão Produtiva Rural e Acesso à Água do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Experiências
No período da tarde, os participantes terão a oportunidade de conhecer boas práticas de manejo da agrobiodiversidade. Serão apresentadas as experiências dos Guardiões Mirins acompanhados pelo Cerac, no Piauí; da gestão comunitária de bancos e casas de sementes da ASPTA, na Paraíba; e da comercialização de sementes crioulas realizada pela Cooperativa dos Produtores Agrícolas dos Bancos de Sementes (Coopabacs) de Alagoas.
O webinar Casas de Sementes no Semiárido: boas práticas e fortalecimento local será encerrado com o debate sobre o papel das instituições públicas na promoção do manejo sustentável da agrobiodiversidade. O painel contará com a presença de representantes da Fundação Banco do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Embrapa, MMA, MDS, Conab e FAO.
Serviço
Seminário Casas de Sementes no Semiárido: boas práticas e fortalecimento local
Data: 6 de agosto de 2025
Horário: 9h às 16h30
Tranmissão: youtube.com/articulacasemiarido