Virada Feminista, Agroecológica e Cultural

Compartilhe!

          Seminário de enfrentamento à violência sexista, atos públicos, Caravana Agroecológica e 24h ininterruptas de cultura protagonizada por mulheres compõem a Virada Feminista Agroecológica e Cultural que acontece entre os dias 15 e 17 de outubro como encerramento da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres.

          Desde o ano 2000, a Marcha Mundial das Mulheres, movimento feminista internacional que atua em mais de 64 países, realiza grandes ações de auto-organização de mulheres em todo o mundo. Este ano, a 4ª Ação da Marcha, no Brasil, está acontecendo desde o dia 8 de março com atividades das militantes nos Estados. Com o tema “Corpos e Territórios: Resistências e Alternativas”, as marchantes do Ceará e Rio Grande do Norte se preparam para fechar o calendário de mobilizações.

          A Virada Feminista Agroecológica e Cultural sairá de Fortaleza para Barbalha, no Ceará, onde as cearenses realizarão um Seminário de enfrentamento à violência seguido de ato público pelas ruas de cidade e de lá, vêm à Mossoró para participar da programação potiguar que terá no dia 16 a Caravana Agroecológica. A Caravana circulará pelas comunidades rurais de Tibau e Areia Branca; Caraúbas; Upanema; Apodi; e na Associação Quilombola do Jatobá, em Patu; mostrando as resistências e alternativas criadas pelas mulheres a partir da auto-organização no princípio da agroecologia.

          No dia 17, a partir das 6h, a bicicletada feminista sairá da Rua Herondina Cavalcante Dantas, no bairro Nova Vida, será a abertura da programação cultural com oficinas de comunicação e apresentações artísticas no bairro pela manhã. À tarde, oficinas de danças populares, batucada e fotografia na Lagoa do Mato; e oficinas de rap, batucada, grafitagem e filtro dos sonhos no Santa Delmira.

          Às 16h terá início a Feira de Economia Feminista e Solidária e as atrações no palco principal, no Centro da cidade, e no Beco das/os Artistas, com exposições fotográficas, sarau e shows musicais. Artistas cearenses, potiguares, regionais e nacionais já estão confirmadas, entre elas, a cantora Ellen Oléria, vencedora da primeira edição do The Voice Brasil. Outro destaque da programação será um espetáculo que englobará diversas linguagens artísticas e está sendo produzido especialmente para a Virada com as artistas mossoroense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *