“Alimentação não é o fim da estrada, mas o primeiro degrau da cidadania”, afirma ministro

Compartilhe!

O ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), disse nesta terça-feira (13) que o primeiro degrau do direito à vida é o direito que toda pessoa tem de se alimentar. “A alimentação não é o fim da estrada, mas o primeiro degrau para a vida e para a cidadania plena”, disse ele na abertura do seminário “Exigibilidade do Direito Humano à Alimentação”, que acontece em Brasília nesta terça e quarta-feira.

O ministro disse que o país está  vencendo a luta contra a fome, que poderá ser erradicada até  2.015. “Entre a Copa do Mundo em 2.014 e os Jogos Olímpicos de 2.016, o Brasil vai chegar em 2.015 sem fome, e este é um dos nossos grandes desafios”, avaliou. 

Patrus citou a aprovação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), em 2006, como um avanço. “A Lei foi aprovada em oito meses, o que mostra o amadurecimento da sociedade brasileira e de seus representantes”.  

“Nós estamos avançando muito no Brasil – e dizemos isso sem arrogância, mas também sem falsa modéstia -, nós estamos vencendo essa luta histórica, essa luta secular contra o flagelo da fome”, afirmou.

“Se, no início do governo Lula, a estratégia Fome Zero era representada por um prato vazio, agora nós vamos ter o prato cheio”, disse. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *