ASA
26.11.2008
ASA vence Prêmio Josué de Castro na categoria Sociedade Civil

Voltar


Por Viviane Brochardt - ASACom

A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) foi a vencedora da 1ª Edição do Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, na categoria Sociedade Civil, com o Programa Um milhão de Cisternas Rurais (P1MC).

A cerimônia de premiação aconteceu na noite de ontem (25), na Academia de Tênis, em Brasília, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff; do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Onaur Ruano; além de outras autoridades e cerca de mil convidados.

Criado em homenagem aos cem anos de nascimento de Josué de Castro, o Prêmio, promovido pelo ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), contou com 20 finalistas nas categorias Estado, Município e Sociedade Civil. As práticas premiadas se tornarão exemplos para outras instituições, a partir de intercâmbios que serão promovidos pelo MDS.

"O Prêmio Josué de Castro recebeu a inscrição de 79 ações, todas da maior importância. São bancos de alimentos, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, acesso à água para consumo humano em comunidades remotas, criação de animais de pequeno porte em território indígena, construção de cisternas e muitas outras ações que certamente deixariam Josué de Castro feliz", explica o presidente Lula no início de seu pronunciamento. "Quero dizer que é motivo de orgulho para qualquer governo entregar um prêmio cujo nome homenageia um brasileiro exemplar. Josué de Castro fez do combate à fome sua principal razão de viver. Nada mais justo que reconhecer e premiar aqueles que continuam sua luta", conclui.

Para chegar aos 20 finalistas, uma comissão interna do MDS avaliou as 79 propostas inscritas. O resultado final, com os vencedores da cada categoria, ficou sob responsabilidade de uma comissão externa, formada por especialistas de renome na área de políticas sociais e de segurança alimentar e nutricional.

Para a representante da ASA, Marilene Souza, conhecida por Leninha, a conquista do P1MC "significa o esforço individual de todos que compõem as equipes das UGMs [organizações que desenvolvem o P1MC nas microrregiões], das comissões executivas municipais e comunitárias, de todos aqueles que fazem, a cada hora, o Programa ganhar essa dimensão cada vez maior. Mais famílias conquistando suas cisternas, mais famílias tendo acesso à água de boa qualidade. Esse prêmio é conseqüência de todo esse esforço, de toda essa vontade".

Além do compromisso dos que estão diretamente ligados ao P1MC, Leninha acredita que os resultados alcançados pelo Programa só são possíveis graças à força da base associada ao compromisso dos parceiros e dos aliados que o P1MC conquistou ao longo dos anos.

"É um reconhecimento público das ações que a ASA vem realizando no Semi-Árido brasileiro. Esse prêmio é de milhares de famílias, pedreiros, mobilizadores, de todos que fazem do P1MC um projeto tão grande como ele é. Além das famílias ele também é da Sesan [Secretaria de Segurança Alimentar e Nutri