Por Kleber Nunes | Asacom
A 70 dias do X Encontro Nacional da Articulação Semiárido Brasileiro (EnconASA), os estados anfitriões dessa edição, Alagoas e Sergipe, reúnem agricultores, agricultoras, técnicos e técnicas para definir os últimos detalhes do evento. Esta terceira e última etapa presencial de preparação para o EnconASA começa nesta segunda (9) e segue até quarta (11) no Centro de Convenções Miguel Arcanjo, na cidade de Piranhas (AL).
Em sintonia com o tema do X EnconASA “Semiárido Vivo: por justiça socioambiental e democracia participativa”, o encontro do “Alagipe” terá uma programação intensa. Haverá plenárias, oficina, visitas e debates com o objetivo de resgatar o histórico de luta e conquistas dos povos do Semiárido, mas também de analisar os desafios e traçar novas perspectivas de convivência para o bem-viver no território unido pelo rio São Francisco.
Logo no primeiro dia, às 16h10, serão realizadas as plenárias de mulheres e de juventudes que discutirão temáticas como violência, divisão justa do trabalho, geração de renda e educação. Também será ministrada a oficina de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), duas estratégias imprescindíveis para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável do ponto de vista ambiental e econômico.
Na terça (10), os cerca de 70 participantes irão conhecer experiências de agroecossistemas que garantem a convivência de famílias e comunidades inteiras com o Semiárido. As visitas de intercâmbio de conhecimentos entre agricultores e agricultoras serão nos municípios alagoanos de Olho D’água do Casado, Piranhas e São José da Tapera, e nos territórios de Porto da Folha e Poço Redondo, em Sergipe.
O dia será encerrado no Assentamento Nova Esperança 2, em Olho D’água do Casado (AL), onde os visitantes conhecerão as atividades produtivas da comunidade, incluindo a experiência de turismo de base comunitária que moradores desenvolvem aproveitando as belezas naturais e os sítios arqueológicos do território. No mesmo local, os participantes farão uma análise de conjuntura política, econômica e social do Semiárido.
Na quarta (11), último dia do Encontro do Alagipe rumo ao X EnconASA, os participantes farão a memória de cada um dos estados. Por meio da metodologia chamada de “Rio da vida”, os representantes dos territórios refletirão sobre os marcos da caminhada que percorreram até os dias atuais.
Por fim, os membros da coordenação executiva da ASA conduzirão o diálogo sobre a organização do X Enconasa e anunciarão as delegações que representarão Alagoas e Sergipe no encontro.
Sobre o EnconASA
Os Encontros Nacionais da ASA, os EnconASAs, são espaços de debate político-organizativo da rede, onde se formulam e propõem políticas e ações de desenvolvimento para o Semiárido pautadas na proposta de convivência com os territórios.
Participam dos EnconASAs delegados eleitos dos dez estados que formam a ASA. Desse total, 70% são agricultores e agricultoras que vivem no interior do Nordeste e parte de Minas Gerais. Também estão nos encontros atores sociais parceiros da rede na construção política e no debate público sobre os povos e a região semiárida.
Assim, portanto, o EnconASA é uma arena de ideias, crenças, saberes e aspectos culturais que moldam as ações da ASA. Cada encontro contribuiu, de forma especial, para momentos e debates específicos que fizeram a rede com mais de 3 mil organizações sociais vinculadas avançar na construção do projeto de convivência com a região.
De 18 a 22 de novembro, a ASA realizará em Piranhas (AL) a décima edição do EnconASA. O evento reunirá cerca de 700 participantes e marcará as comemorações pelos 25 anos da articulação.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Reconhecimento internacional22.08.2017 | Programa Cisternas ganha prêmio como uma das políticas públicas mais relevantes no combate à desertificação |
Lata d´água na cabeça até quando?15.09.2017 | Premiado pela ONU, Programa Cisternas pode ter corte de 92% no orçamento para 2018 |
Ao olhos do mundo11.09.2017 | Diante de representantes de 300 nações, ASA recebe o "Oscar das políticas públicas" |
Reconhecimento21.07.2017 | Política pública que promove a convivência com o semiárido brasileiro é selecionada para prêmio internacional |
Nenhum Direito a Menos06.09.2016 | Governo Temer ameaça chamar de volta o Brasil para o Mapa da Fome |
ASA21.04.2017 | Carta da ASA para a Greve Geral no dia 28 de abril |