RUMO AO IV ENA
01.03.2018
Na contramão do agronegócio, agroecologia valoriza saberes e garante direitos dos povos

Voltar


Por Elka Macedo e Fernanda Cruz (Asacom) *Colaboração: Laudenice Oliveira (comunicadora do Centro Sabiá)

A adoção de práticas agroecológicas têm contribuído para que muitas famílias tenham alimento de qualidade na mesa | Foto: Fernanda Oliveira

Historicamente, as famílias agricultoras, povos e comunidades tradicionais utilizavam práticas agroecológicas em seu cotidiano, de valorização das suas sementes, da sua ancestralidade e identidade cultural. Ao longo dos anos, esse modo de vida, essa relação entre os seres humanos e a natureza, a própria produção dos alimentos foi dando lugar aos grandes monocultivos, maquinário, a produção de alimentos em larga escala. Enfim, a produção de alimentos passou a ser um negócio e a agroecologia, que era a prática dos nossos antepassados, passou a ser uma ‘alternativa’.

Esta premissa foi sendo desconstruída no inicio da década de 90, quando organizações e movimentos iniciaram um resgate e valorização das culturas tradicionais para contribuir no processo de implantação de práticas agroecológicas. “Nós não temos uma perspectiva difusionista, mas nós temos uma perspectiva compartilhada de conhecimento. Então a gente faz uma ruptura de paradigma da difusão da revolução verde, para um processo mais de gestão dos ambientes e a gente passa a ter uma junção entre a educação popular e da construção de conhecimento agroecológico da agricultura”, explica o membro da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Carlos Eduardo, mais conhecido como Caê.

Quando se fala em agroecologia, não se trata de uma prática alternativa, mas sim de um processo de experimentação de décadas e décadas, que passa de gerações para gerações. Embora o reconhecimento da agroecologia como ciência seja recente, como explicita Carlos Eduardo: “esse conceito não vem da academia, ela vem de um processo de resistência e construção de conhecimentos produzidos historicamente”, pontua.

Para os povos camponeses a relação com a agroecologia além de ser parte da identidade, tem uma ligação com a cultura e a crença. De acordo com o agricultor familiar Geovane José de Sousa, que mora no povoado Cipó no município de Pedro II, Semiárido piauiense, adotar a agroecologia como forma de vida tem um sentido de bem viver no seu espaço.  “Agroecologia pra mim significa respeito que começa pela escolha de um a semente natural, semente deixada por Deus, cuidado com a terra que não deve ser envenenada nem queimada; respeito com as plantas nativas que podem conviver com os cultivos. Agroecologia pra mim é estar mais perto de Deus”, afirma.

Geovane explica que seu modo de trabalhar e a qualidade de vida de sua família mudaram quando começou a aplicar as práticas agroecológicas em seu cotidiano. “Depois que eu adotei a agroecologia eu aprendi a me preocupar com a preservação das sementes crioulas; eu entendi a importância da preservação das árvores e da vegetação nativa; descobri produzindo a mais de cinco anos na mesma área, que se você plantar sua comida respeitando os processos de vida e com a consciência de que você não é o inteligente do planeta e sim que você faz parte de um sistema inteligente, você pode criar áreas de inclusão permanente do ser humano; assim áreas que eu planto este ano daqui a cinco anos eu posso plantar, e depois meus filhos vão plantar e meus netos também”, explicitou o jovem agricultor.

Mas a agroecologia não se faz apenas com quem vive no campo. Tem sido cada vez mais urgente envolver as populações urbanas nesse debate. No contexto de crise e perda de direitos pelos quais passa o país “temos o desafio que é aprofundar a relação entre cidade e campo, que é olhar a cidade como território em disputa. Como conhecer o significado da agroecologia na e da cidade? E resignificar esse direito à cidade no sentido de pensar o desenvolvimento rural na perspectiva de troca de conhecimento de valorização da segurança e soberania alimentar, de novos mercados, de novos processos de resistência territoriais que acontecem tanto no rural quanto no urbano”, destaca Caê.

Relação campo x cidade

Neste contexto, o movimento agroecológico brasileiro se desafia a estreitar a relação e o diálogo entre o campo e a cidade e assim convergir lutas e conquistas, sobretudo no contexto de crise e perda de direitos pelos quais passa o país.

Em preparação para quarta edição do Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA), organizações e movimentos de todo o país que defendem o tema têm organizado uma agenda para ampliar e fortalecer esse debate. Essa semana foi a vez do Nordeste debater sobre “Agroecologia e democracia unindo campo e cidade”, durante o Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste, o Erê NE.

Além de estimular que o debate seja levado para os encontros estaduais, o Erê NE apontou os territórios e experiências que serão levadas para as Instalações Pedagógicas do IV ENA, que ocorrerá de 31 de maio a 3 de junho, em Belo Horizonte (MG): Mata Atlântica – Mata Sul de Pernambuco e Mata de Sergipe; Litoral – região do Povo Tremembé, do Ceará; Caatinga - o Pólo da Borborema(PB), o Sertão do Pajeú(PE), o Sertão do São Francisco (PE e BA), e a Chapada do Apodi(RN).

“A gente tá construindo resistência no sentido de avançar e os sentidos políticos que a gente tá pensando no IV ENA que é o Encontro Nacional de Agroecologia é primeiro visibilizar a disputa do projeto de sociedade e as lutas e as experiências dos nossos territórios, visa mostrar para a sociedade a riqueza dos projetos que nós temos; revigorar o movimento agroecológico na ASA e valorizar o protagonismos das mulheres, dos jovens e dos sujeitos coletivos das águas, das florestas e dos campos e da cidade”, revela Caê acerca da intencionalidade do IV ENA.

Sobre a relevância do debate da agroecologia no nordeste, o membro da secretaria Executiva da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA),  Denis Monteiro que “o Erê Nordeste é um marco histórico no movimento agroecológico. Acho que tem uma clareza muito grande de que nos últimos anos 15, 20 anos, talvez essa seja uma das regiões do Brasil onde estão mais claramente expressas as conquistas dos movimentos sociais em função das suas lutas, das suas reivindicações que se  materializaram em políticas públicas”. Ele completa ainda, “acho que o Nordeste tem muito a ensinar para o Brasil sobre processos de mobilização social, construção de política que se materializa na melhoria das condições de vida em mais liberdade pra as pessoas que estão no campo, nos comunidades rurais”.