Semiárido
10.10.2017 PE
Famílias agricultoras de Afogados da Ingazeira recebem casas sustentáveis

Voltar


Projeto está mudando o conceito de moradia no Sertão | Foto: Tádzio Estevam

A agricultora Vandeilma Bezerra, moradora da comunidade de Lage do Gato, zona rural do município de Afogados da Ingazeira, Sertão de Pernambuco, jamais imaginaria que a qualidade de vida dela, do marido e dos três filhos iria dar uma guinada de 180 graus. Vandeílma foi contemplada com uma casa novinha, onde não terá mais que se preocupar com gás de cozinha, lugar para armazenar água, nem acessibilidade. Além dela, outras nove famílias também foram beneficiadas com os imóveis que oferecem moradias com Ecodignidade. A ação, que está mudando o conceito de moradia no Sertão, é uma iniciativa da Organização Social Diaconia com o apoio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), Fundo Socioambiental Caixa e Prefeitura de Afogados da Ingazeira. A solenidade de entrega aconteceu na última sexta-feira (6), na comunidade de Lagedo, área rural do município, e contou com as presenças de representantes das instituições.

As casas de 47 m² são equipadas com as tecnologias sociais de convivência com Semiárido como biodigestor, cisterna de primeira água, banheiro redondo, equipamento para o reuso de água e acessibilidade para cadeirantes. De acordo com o assessor político-pedagógico, Afonso Cavalcanti, o projeto Moradia com Ecodignidade tem por objetivo garantir acesso à casas sustentáveis para famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Estamos muito felizes em poder entregar as moradias hoje, pois são casas que não promovem apenas dignidade, mas serviços sociais muito interessantes como o reuso da água que é captada pelas chuvas, os cuidados com o meio ambiente e economia por meio do biodigestor, entre outras. Outro fator primordial que marca a data é a parceria bem sucedida com a Caixa Econômica e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, que ajudou a construir esse sonho financiando as cisternas e colocando as secretarias afins em harmonia com o nosso projeto”.

Para a Caixa, esse projeto poderá render outros frutos. “Estamos muito felizes com o resultado desta parceria. Nosso objetivo, enquanto entidade governamental e estratégica para esse tipo de atividade, é viabilizar a promoção da melhoria da qualidade de vida da população”, disse a gerente geral do banco, Klébia de Menezes.

As famílias contempladas ocuparam as novas casas logo após a entrega oficial, ocorrida na manhã da última sexta-feira (6). Ao entrar no novo imóvel, Vandeílma não acreditou no que estava acontecendo, mesmo tendo participado da construção do processo nos últimos dois anos. “Não esperava que essa casa, a minha nova casa, fosse tão linda. Eu, meu marido e meus filhos morávamos de favor numa casinha com apenas dois vãos. Agora estamos numa casa maior, mais bonita, ventilada e com todos esses benefícios. Vamos aproveitar tudo isso aqui para o nosso próprio sustento. Vou plantar frutas, verduras para comer e o que sobrar vamos vender para ter uma renda”, comemorou.

Outra família que não cabia em si de felicidade foi a do agricultor e marceneiro Aleque Sandro de Oliveira. Ele, a esposa Iraneide Oliveira e a filhinha Alessandra de seis anos, moravam na casa de um irmão e não estavam conseguindo juntar dinheiro para comprar uma casa. “Quando soubemos que iríamos ser beneficiados com essa belezura, não acreditamos. Hoje, estamos aqui, juntos e felizes”, disse o agricultor. “Agora vou fazer meu café sem precisar cortar lenha para fazer o fogo. Agradeço muito a Diaconia pela iniciativa”, falou, emocionada, Iraneide. Confira o vídeo abaixo!

O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, destacou o sucesso da ação ressaltando a integração da gestão municipal. “Além do apoio nas cisternas, implantamos ações complementares como a emissão dos documentos, a abertura das estradas para garantir melhor acesso aos imóveis, o apoio da secretaria de Agricultura e, principalmente, a participação das próprias famílias que fizeram o diferencial. Estamos trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade de vida do povo sertanejo”. Na ocasião, Patriota anunciou um programa de encanação de água na área rural de Afogados da Ingazeira, que beneficiará 345 famílias e custará mais de R$ 2 milhões.

Os benefícios para vão além das moradias. A Diaconia segue oferecendo às famílias ações voltadas para as áreas de educação sanitária, saúde, meio ambiente, cidadania, justiça de gênero e violência contra a mulher, defesa dos direitos da criança e do adolescente, empreendimento, educação patrimonial, geração de renda e noções de como fazer o seu planejamento familiar.