Por Neto Santos - comunicador do FPCSA
O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA também chamado ASA Piauí reafirmou em reunião ampliada na última segunda-feira (13), em Teresina, o Plano de Comunicação elaborado no planejamento ocorrido nos dias 09 e 10 de fevereiro na cidade de São Raimundo Nonato. O plano deixou encaminhado naquela oportunidade a elaboração de um projeto de comunicação que pudesse detalhar as ações para 2017 e após essa elaboração precisaria ser apresentado na reunião ampliada do coletivo, para apreciação e possível aprovação. O projeto foi sistematizado pela equipe de comunicadores/as. Produção de spots mensalmente, produção de programas radiofônicos e oficinas com o tema comunicação popular e democrática no Semiárido estão entre as atividades programas para este ano.
Os grandes eventos que a ASA Piauí pretende realizar que envolvem a denúncia de impactos negativos dos grandes projetos no Estado, como também, as boas práticas desenvolvidas pelas famílias agricultoras no Semiárido Piauiense serão pautados nos spots e programas radiofônicos. Serão produzidas também campanhas em datas comemorativas como a Semana da Água, do Meio Ambiente entre outras.
A equipe de Comunicação realizará três oficinas no Estado com o tema Comunicação Popular e Democrática no Semiárido. A proposta é trabalhar estas oficinas com a juventude, agricultores/as, pessoas das organizações que apresentam programas em rádios e também com comunicadores/as que atuam nas rádios comunitárias. “Nosso objetivo é debater com essas pessoas a importância da comunicação popular e sensibilizá-las dessa importante ferramenta de divulgação das boas práticas do Semiárido”, disse Paula Andreas, comunicadora Popular e uma das integrantes do Grupo de Trabalho.
Dois spots já foram produzidos e estão sendo veiculados no Piauí. O primeiro foi em homenagem à Mulher, veiculado na primeira semana de março. O spot trazia o anúncio e também a denúncia, como por exemplo a violência que muitas mulheres são vitimas. O outro spot que estará em veiculação até o final de março trata de denunciar o alto consumo de água do agronegócio na produção de alimentos.
A proposta do Grupo de Trabalho é unir as atividades de Comunicação com as ações planejadas pelo FPCSA, por exemplo, estar no plano para este ano a realização do III Festival das Sementes da Fartura do Piauí. Neste período além dos spots de divulgação, deve ser produzido também um programa radiofônico com o tema, o que será mais um instrumento de visibilidade da riqueza em sustentabilidade gerada pela semente da fartura. “São ações simples de comunicação com um grande impacto, sobretudo nas comunidades”, afirmou Carlos Humberto Campos, coordenador da ASA Piauí, durante a apresentação das propostas.
O plano de Comunicação já está sendo executado e conta com atividades que serão realizadas até dezembro deste ano.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Agrobiodiversidade18.05.2016 BA | Famílias agricultoras de 337 municípios brasileiros sofrerão impactos diretos do Projeto Matopiba |
Agricultura Familiar06.02.2017 PI | Famílias agricultoras do Semiárido fortalecem produção mesmo na grande estiagem |
Sementes02.01.2017 PI | ASA Piauí lança projeto para multiplicação das Casas de Sementes |
Criação Animal13.01.2017 PI | Resgatar é preciso! |
Agrobiodiversidade04.07.2016 PI | Festival de Sementes da Fartura reunirá centenas de agricultores e agricultoras em Picos |
Água e educação20.12.2021 PI | Em webinário, gestores escolares do Piauí discutem com Unicef e ASA o retorno às aulas de forma segura |