Criação Animal
13.01.2017 PI
Resgatar é preciso!
Projeto do Cefas incentiva resgate da criação de galinha canela preta

Voltar


Por Comunicação Cefas

O projeto tem o objetivo de multiplicar e preservar a raça de galinha canela preta | Foto: divulgação internet

Em procedência ao projeto de recuperação da raça de galinha caipira canela preta, o Centro Educacional São Francisco de Assis (Cefas) encontra apoio em mais uma comunidade, desta vez no município de Tanque do Piauí.

A equipe esteve em São João de Sene nesta ultima quarta-feira, 11, em busca de apoio a este projeto. Quando apresentada a ação, as famílias demonstraram bastante interesse em apoiar, se comprometendo em dar continuidade ao projeto. Na ocasião, houve um momento de troca de conhecimentos entre equipe e comunidade sobre a importância de preservar as raças de animais nativas, a chamada “semente animal”. 

Durante a reunião, os presentes trocaram experiências sobre a criação de animais nativos | Foto: arquivo Cefas

Um fato muito interessante, que chamou atenção da equipe, é que algumas das pessoas que participaram da reunião afirmaram ter a raça em seus quintais. No entanto, eles e elas relataram que havia diferença da raça pura por conta da coloração da carne que era característica da caipira pé seco, e que eles imaginavam ser por conta do cruzamento entre raças.

Para as/os técnicas/os do Cefas foi satisfatório perceber que a comunidade conhece e ainda preserva a raça da galinha canela preta. “Este é um projeto de resgate, entretanto, a surpresa o encantamento estar em perceber que existem famílias que ainda preservam mesmo sem saber da origem, e o histórico da raça”, avaliou a equipe.