Cáritas assessora a implementação da primeira cisterna calçadão no Semi-Árido baiano

Cáritas assessora a implementação da primeira cisterna calçadão no Semi-Árido baiano

Compartilhe!

No +ltimo dia 07, a comunidade de Malhada, a 42 km de Caetit+ (Ba), estava em festa. + que a fam+lia de Dona Maria Miselvina de Jesus, 68, recebeu a primeira cisterna cal+ad-o da regi-o. O motivo de tanta alegria + que esta cisterna tem capacidade para reservar 52 mil litros de +gua e vai viabilizar a produ+-o de alimentos com a irriga+-o de hortas, quintais produtivos e cria+-o de pequenos animais.


A implementa+-o da cisterna durou sete dias e foi o resultado da capacita+-o de 10 pedreiros, como parte das atividades do Programa Uma Terra e Duas -guas (P1+2). Este programa + uma a+-o da Articula+-o no Semi–rido Brasileiro (ASA), que em parceira com a C+ritas Nordeste 3, uma das Unidades Gestoras Territoriais (UGTs) do Programa no Estado,  vai implementar 85 cisternas cal+ad-o, 12 barragens subterr+neas e 28 tanques de pedra nos munic+pios de Caetit+, Botupor-, Matina, Riacho de Santana e Guanambi, no sudoeste da Bahia.

O objetivo do P1+2 + promover a seguran+a alimentar e gera+-o de renda de agricultores e agricultoras familiares, a partir do acesso e manejo sustent+veis da terra e da +gua para a produ+-o de alimentos.


+Com a cisterna de 16mil litros, deixamos de sair na madrugada para pegar +gua na fonte para beber e cozinhar e, agora, vamos deixar de comprar muitos alimentos, porque com a cisterna cal+ad-o meus tr+s filhos v-o ter +gua para o plantio+, disse a agricultora Maria de Jesus, que recebeu a cisterna.


Metodologia participativa – O pedreiro Deuslindo da Cruz, instrutor da capacita+-o, conta que, ao ensinar, aprendeu muito com os pedreiros. +Houve uma boa intera+-o entre os participantes e isso permitiu uma troca de conhecimentos+, disse. Deuslindo v+ seu trabalho de instrutor como algo que vai al+m de um mestre de obras. +A gente tem que falar da import+ncia da cisterna para a conviv+ncia com o Semi–rido, trocar conhecimentos sobre o lugar para saber como vivem as fam+lias e como elas podem fazer uso da tecnologia+. A cisterna cal+ad-o + feita em cinco etapas, que v-o desde a constru+-o das placas e laje, o nivelamento do ch-o, cobertura, passando pela alvenaria do cal+ad-o e conclus-o do piso. Para o pedreiro Edivan Nascimento, 36, o trabalho s? ter+ sentido se a comunidade fizer um bom uso da cisterna.



 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *