Mulheres rurais do Semiárido celebram conclusão do Projeto Quintais das Margaridas

Ciclo de encontros estaduais promovido pela ASA e MDA segue até julho

Compartilhe!

Kleber Nunes | ASACom

Um ano depois de “semear” tecnologias de acesso à água, fomento, assistência técnica e apoio à comercialização, fazendo brotar novas áreas produtivas e potencializando as já existentes no Semiárido brasileiro, o Projeto Quintais das Margaridas chega à reta final. Nestes meses de junho e julho, um ciclo de eventos celebra os frutos da política pública, como o incentivo à auto-organização, o fortalecimento da autonomia e a conquista da segurança e soberania alimentar para 1.024 mulheres agricultoras e suas famílias.

O Projeto Quintais das Margaridas é uma ação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) que nasceu da reivindicação das mulheres rurais que mobilizam a Marcha das Margaridas. A iniciativa faz parte do Programa Quintais Produtivos das Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), executado no Nordeste por 14 organizações sociais da ASA com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O calendário de encontros de encerramento do projeto começou segunda-feira (16), na comunidade Serrote do Boi, na zona rural de Caruaru (PE). O evento organizado pelo Movimento da Mulher Trabalhadora Rural (MMTR), entidade executora, reuniu agricultoras e contou com a presença da secretária executiva do MDA, Fernanda Machiavelli, e do superintendente do ministério no estado, Caetano De Carli.

“O MDA vem apoiando a organização produtiva e econômica das mulheres rurais e, ao mesmo tempo, gerando bem-viver, conexão e potencializando sua capacidade de produção”, destacou Fernanda Machiavelli.

Secretária executiva do MDA, Fernanda Machiavelli, participou do encontro em Caruaru (PE) | Foto: Vinicius Rodrigues

Para a agricultora Maria José, uma das beneficiadas pela política pública em Pernambuco, o Projeto Quintais das Margaridas não só garantiu diversificar a produção de hortaliças, frutíferas, verduras e legumes sem veneno, como também semear o futuro. “No quintal produtivo a gente planta sonhos, autonomias, amizades e também produz saúde mental. Tudo isso a gente tem”, comemorou.

Nesta quarta-feira (18), foi a vez das mulheres rurais de Sergipe celebrarem a conclusão da ação executada no estado pela Sociedade de Apoio Sócio Ambientalista e Cultural (Sasac). O evento festivo aconteceu no Quilombo Sítio Alto, no município de Simão Dias (SE).

“Nosso principal objetivo é a visibilidade dessa ação que foi pautada pela Marcha das Margaridas lá no primeiro governo Lula e que finalmente se tornou uma política pública para as mulheres rurais. Que a gente possa celebrar essa conquista”, afirmou a assessora de coordenação da ASA, Maitê Maronhas.

De acordo com Maitê, além dos encontros estaduais a ASA e o MDA realizarão, de 15 a 18 de julho, um evento regional de culminância do Projeto Quintais das Margaridas, no agreste de Pernambuco.

Confira o calendário dos próximos encontros:

  • 2 e 4 de julho – Ceará
  • 7 e 8 de julho – Piauí
  • 9 de julho – Alagoas
  • 9 e 11 de julho – Bahia
  • 10 de julho – Maranhão
  • 25 de julho – Rio Grande do Norte

Organizações executoras do Programa Quintais Produtivos das Mulheres Rurais – Projeto Quintais das Margaridas

Alagoas
Associação de Agricultores Alternativos (Aagra)

Bahia
Cooperativa Rede de Produtoras da Bahia
Articulação Sindical Rural da Região do Lago Sobradinho

Ceará
Associação Cristã de Base (ACB)
Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora (Cetra)

Maranhão
Associação Solidariedade Libertadora Área de Codó (Assolib)

Paraíba
AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia
Programa de Aplicação de Tecnologias Apropriadas (Patac)

Pernambuco
Casa da Mulher do Nordeste
Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE)

Piauí
Centro de Educação Ambiental e Assessoria (Ceaa)
Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares dos Estado do Piauí (Fetag-PI)

Rio Grande do Norte
Centro Feminista 8 de Março (CF8)

Sergipe
Sociedade de Apoio Sócio Ambientalista e Cultural (Sasac)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *