A educação contextualizada é uma metodologia voltada para fortalecer a identidade das populações do Semiárido. Em um cenário de pandemia, que possui como principal medida o isolamento social, garantir a realização das atividades no formato original é praticamente impossível. Este foi um desafio enfrentado por diversas organizações que trabalham com a prática na região semiárida. Porém, as equipes que realizam os projetos Baú de Leitura e Conhecer, Analisar e Transformar (CAT), ligadas ao Movimento de Organização Comunitária (MOC), localizada no estado da Bahia, lançaram mão de uma série de estratégias para vencer este desafio. Entre as ações, foram realizados diagnósticos sobre o uso das ferramentas digitais nas comunidades, criação de conteúdos específicos para veiculação em plataformas online, acompanhamento psicológico de professores/as e educadores/as e o uso de programas de vídeo-chamada e de formatos de atividades voltadas para o universo digital. A exitosa experiência garantiu o vínculo entre os/as educadores/as e as comunidades e também lançou luz sobre o problema da exclusão digital e sobre o papel do acesso às novas tecnologias na convivência com o Semiárido. Escute o áudio e acompanhe!