Pedreiros são capacitados em construção de cisterna-enxurrada

Curso propicia formação e troca de aprendizados entre os agricultores participantes

Compartilhe!

Cisterna-enxurrada construída no curso que capacita agricultores a construir este tipo de tecnologia social | Foto: Flavio Almeida

Terminou na última quarta-feira (24), no Sítio Pau Ferrado, na cidade de Trindade, Sertão do Araripe pernambucano, a capacitação de pedreiros em construção de cisterna-enxurrada. O curso foi realizado pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Agricultor do Araripe (Chapada), através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), e reuniu dez pedreiros. A ideia era desenvolver o processo de construção da tecnologia, a partir de orientações e conhecimentos já experimentados nas comunidades rurais.

A capacitação foi facilitada pelo cisterneiro Valdeizo Saraiva, que aproveitou para discutir as etapas que envolvem a construção da cisterna-calçadão, outra tecnologia do P1+2. De acordo com o coordenador do Programa no Chapada, Edésio Medeiros, os cursos possibilitam a multiplicação do conhecimento. “O grupo foi capacitado para construir cisternas-enxurradas na região e esse processo de formação de novos cisterneiros é fundamental na execução do P1+2. Além disso, o curso fortalece a renda das famílias envolvidas, principalmente nos períodos de estiagem prolongada”, reforça.

Ao final da capacitação, os participantes receberam kits de construção e foi realizada uma confraternização na propriedade de Seu Francinaldo Pereira e Francinilda Lopes, família beneficiada com a cisterna-enxurrada.

Essa ação do P1+2, programa desenvolvido pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O Chapada é uma das organizações gestoras do Programa na região do Araripe e, no termo atual de parceria com o MDS, está responsável pela construção de 85 cisternas-calçadão, 39 cisternas-enxurradas, 10 barragens subterrâneas, 20 barraginhas, 41 barreiros trincheiras e 6 tanques de pedra.

Cisterna-enxurrada – É uma tecnologia social que serve para armazenar água da chuva e tem ajudado a melhorar a qualidade de vida de muitas famílias agricultoras no Semiárido brasileiro. O terreno é utilizado como área de captação. Para filtragem da água, são construídos tanques de decantação. Essa água escoa através de canos para cisterna que armazena até 52 mil litros de água.

A água da cisterna-enxurrada é destinada à criação de pequenos animais, cultivos de hortaliças, plantas medicinais e beneficiamentos de frutas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *