Sara Brito e Rodolfo Rodrigo | ASACom
TV Semiárido destaca práticas e saberes dos povos da região
Programa audiovisual que será veiculado no canal da ASA no YouTube ampliará a visibilidade de temáticas e agendas que fazem parte do cotidiano dos povos do campo

As experiências dos povos do Semiárido terão um novo espaço de compartilhamento a partir do próximo dia 3. A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) está lançando a TV Semiárido, um programa audiovisual que irá trazer vivências, inovações, saberes, cultura e práticas dos povos que vivem na região.
O Semiárido brasileiro, um território de vida, cultura e possibilidades, está presente em 10 estados: nos nove estados do Nordeste e em Minas Gerais. O novo programa audiovisual da ASA abordará a convivência neste território, as conquistas e os desafios, a partir de temáticas e agendas importantes que fazem parte do cotidiano de agricultoras e agricultores familiares.
“Queremos mostrar o cotidiano do povo do Semiárido através de uma nova linguagem, mais atrativa, e que mostre de perto como é a realidade, aproximando a sociedade das nossas pautas e também estimulando agricultores e agricultoras a protagonizarem essa comunicação e a consumirem seus próprios conteúdos”, pontua Fernanda Cruz, coordenadora de comunicação da ASA.
Outro dos objetivos da TV Semiárido é fortalecer o direito humano à comunicação e o acesso à informação, premissas fundamentais para a ASA. Para isso, a experiência de produção de um programa em rede, com comunicadores e comunicadoras de vários estados, teve como piloto a TV EnconASA, programa produzido e veiculado durante o décimo Encontro Nacional da ASA.
A TV Semiárido é um chamamento a todos os comunicadores e comunicadoras populares que comungam da proposta da convivência com o Semiárido. “Queremos fazer dela um espaço plural e bonito não só esteticamente, mas também do ponto de vista das relações que se constroem para que um novo programa possa ir ao ar. E para isso, precisamos de muitas mãos, mentes e olhares. Além disso, com a popularização da internet no campo, é mais um espaço que se constitui para levar informações de qualidade à população rural”, explica Fernanda Cruz.

Programa de estreia
O primeiro programa da TV Semiárido vai percorrer a região da Borborema, na Paraíba, para conhecer experiências relacionadas às sementes crioulas, ou sementes da paixão, como são chamadas pelo povo do semiárido paraibano. Com o apoio de organizações que compõem a ASA e atuam no território, a AS-PTA e o Polo da Borborema, os apresentadores, Rodolfo Rodrigo e Sara Brito, visitaram experiências que fazem parte do ciclo das sementes no território, tendo o milho como o grande protagonista.
A começar pelo banco de sementes da comunidade de Benefício, município de Esperança, junto às suas guardiãs; em seguida, uma visita ao agricultor conhecido como Zé do Junco, que mostrou a sua plantação de milho jaboatão, semente crioula que, segundo ele, foi a única que segurou o período de estiagem; até a unidade de beneficiamento do milho e a cozinha escola da Coopborborema, cooperativa que produz os produtos do milho da paixão com o selo livre de transgênicos.
Exibição
Todos os programas da TV Semiárido serão publicados mensalmente no canal da ASA Brasil no YouTube.
Clique aqui para se inscrever no canal e assistir a TV Semiárido!