Bahia lança 3º Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Em Feria de Santana

Compartilhe!

Agnaldo Rocha | Asacom

Cerca de 600 pessoas, entre gestores municipais e estaduais, organizações da sociedade civil, cooperativas, lideranças e representantes do Plano Brasil Sem Fome, se reúnem no 1º Seminário do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na Bahia (SISAN), que acontece em Feira de Santana (BA) de 30 a 31 de julho.

O seminário é uma oportunidade de reunir todos que estão unindo esforços ao redor do tema da segurança alimentar e nutricional e de discutir temas importantes, como o que é a segurança alimentar e nutricional, a função dos conselhos de segurança alimentar e nutricional (CONSEAs) e o papel da sociedade civil nestes espaços.

Durante o evento, foi lançado o 3º Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, o edital do programa Ciência na Mesa, com foco em promover soluções para crises climáticas e alimentares, e o Comida no Prato, que fortalece as cozinhas comunitárias.

Para Naidison Baptista, da coordenação executiva da ASA Bahia, esse é um tema muito importante para a ASA:

“É um seminário que deixa um recado importante para nós da sociedade civil e da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). A gente tem que tomar conta do espaço da sociedade civil nos municípios em relação a esses conselhos [CONSEA]”, destaca Naidison.

Ao enfatizar que segurança alimentar e nutricional é Convivência com o Semiárido, é não ter fome, é a garantia que nossa gente permaneça feliz no Semiárido, Naidison faz um chamado à ASA para estar presente em todos os CONSEAs municipais! “Vamos olhar com carinho, vamos buscar mais essa ação para nós!”, finaliza Naidison.

O evento acontece na mesma semana em que o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025, publicado durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, anuncia a saída do Brasil do Mapa da Fome.

1º Seminário do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na Bahia (SISAN).
1º Seminário do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na Bahia (SISAN). Foto: Vanderleia Carneiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *