Semana da Água e Riquezas da Caatinga (Parte 03)

Ações coletivas fortalecem o conhecimento, recuparação e preservação de fontes de água

Compartilhe!

O significado do dito popular “A união faz a força” é importante para a conservação da água no planeta. Nesta mesma corrente, segue o tema deste ano do Dia Mundial da Água – Ano Internacional da Cooperação pela Água.

A edição do Riquezas da Caatinga sobre Ações Coletivas para o Ciclo das Águas apresenta duas experiências bem sucedidas de grupos que conheceram e preservaram fontes de água no Semiárido. O programa traz os detalhes de recuperação do Rio dos Cochos, no norte de Minas Gerais, e os estudos para conhecimento e gestão de rios e riachos dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.  

Até a década de 2000, o Rio dos Cochos, curso d’água que corta cidades do semiárido mineiro, estava em situação preocupante.  No programa, o agricultor familiar Jacy Borges conta que, na época, o trabalho individual não estava proporcionando resultados para recuperar o Rio Cochos. Por isso, as famílias se reuniram através da Associação dos Usuários da Sub-Bacia do Rio dos Cochos (ASSUSBAC) para mudar esta situação.

Outra experiência abordada no programa é do programa Caminhos das Águas, realizada por quatro organizações que fazem parte da ASA.  Através desta iniciativa, famílias de quatro municípios nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte participaram de ações para planejar e recuperar rios e riachos da região.  

Confira a edição sobre Ações Coletivas para o Ciclo das Águas:

Caso não esteja conseguindo ter acesso ao material de áudio, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *