Acervo - Publicações
Diagnóstico de Agroecossistema - Um olhar ampliado sobre a trajetória das famílias do Semiárido

A Cartilha Diagnóstico de Agroecossistema: um olhar ampliado sobre a trajetória das famílias no Semiárido traz um breve relato sobre o olhar sistêmico e horizontal a partir da metodologia Campesino(a) a Campesino(a), adotada como referência desde a concepção do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e reafirmada nesse mome de integração das políticas de ATER e Fomento ao Programa. A publicação também destaca a importância do olhar feminista sobre o agroecossistema, que contribui para o debate e aprofundamento desse tema na implementação do componente Produção Agroecológica do P1+2 pelas organizações executoras da ação.

Ler mais


Um lugar de vida para as sementes do Semiárido: a história de uma comunidade que cuida de suas sementes

Você já parou para pensar no Semiárido como um espaço de muita fertilidade? Não? Então responda: se você é agricultor ou agricultora, guarda sementes em casa? E seus vizinhos também guardam? Pois imagine que a maioria das famílias agricultoras do Semiárido (e há mais de um milhão de famílias) se dedica a guardar as sementes que herdou dos seus antepassados. A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) andou perguntando a várias famílias agricultoras quais as sementes que elas estocam. O resultado foi surpreendente e revela um verdadeiro tesouro de sementes - de diversos tipos, cores, formas, tamanhos - estocado nas casas. Um tesouro de pura fertilidade, que se reproduz, gerando abundância!

Ler mais


História de quintais - A importância do arredor de casa na transformação do Semiárido
Cartilha

O espaço ao redor das casas, na zona rural da região semiárida brasileira, é um lugar cheio de possibilidades. Nele, crescem flores, árvores, pés de fruta, plantas medicinais e forrageiras, além das folhas verdes e dos temperos da horta.

Ler mais


Programa Uma Terra e Duas Águas
Folder

O Programa Uma Terra e Duas Água (sP1+2) tem como objetivo fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda entre as famílias agricultoras através do acesso e do manejo sustentáveis da terra e da água para a produção de alimentos. O 1 significa terra para produção. O 2 corresponde a dois tipos de água — a potável, para consumo humano, e água para produção de alimentos.

Ler mais


Programa Um Milhão de Cisternas
Folder

O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) é um projeto nascido das bases, construído a muitas mãos e resultado do sonho de muita gente. Criado e executado pela sociedade civil, o programa promove a descentralização das estruturas de abastecimento de água e, consequentemente, a democratização desse elemento essencial à vida.

Ler mais


Filtre as publicações

Isso facilitará a sua busca