Imprensa - ASA na Mídia
07.04.2017
Agricultores se reúnem para o VII Encontro Estadual das Sementes da Resistência
TV Gazeta Alagoas

Agricultores do Semiárido e da Zona da Mata estiveram reunidos em Maceió para participar do VII Encontro Estadual das Sementes da Resistência, também conhecidas como sementes crioulas. Foram debatidas estratégias para manter e proteger as sementes no Estado.

Ler mais


24.03.2017
1817: O Estado que aprende a conviver com a seca
Revista - Algomais

Uma grande seca que acometeu Pernambuco em 1816 foi mais um dos elementos que impulsionou a Revolução de 1817. Cerca de 20 anos antes, a então província já tinha sofrido com a maior estiagem do século 19. A memória do sofrimento passado e a inércia de Dom João VI com a nova escassez fervilharam entre a população e entre os senhores de engenho. Duzentos anos depois, vivemos nada menos que seis anos de seca severa, mas o resultado é muito diferente. Mesmo sem a inauguração da Transposição do São Francisco (projeto que foi mencionado pela primeira vez ainda por Dom Pedro II), o cenário não tem mortes, saques ou êxodo rural.

Ler mais


21.03.2017
As Sementes da Paixão garantem a vida no semiárido paraibano
Site - Projeto Alimento

Na região do Cariri, considerada a mais seca do estado da Paraíba, existe uma diversidade de sementes que vêm sendo guardadas há várias gerações por agricultores e agricultoras. Essas sementes resistem ao tempo e ao clima. Elas garantem alimentos e sementes para o próximo plantio. São as chamadas Sementes da Paixão. Para saber um pouco mais sobre a importância dessas sementes, conversamos com Gloria Araújo, em Campina Grande, Paraíba. Ela faz parte da coordenação da Articulação Semiárido Paraibano e da Articulação Semiárido Brasileiro e explica como é feita a preservação das sementes crioulas em todo Semiárido Brasileiro.

Ler mais


09.03.2017
Mulheres em marcha também no Semiárido
Site - Marco Zero

Não foi só nas capitais que as mulheres foram às ruas protestar contra o machismo e por direitos iguais. No Semiárido paraibano, mais de cinco mil mulheres agricultoras do Polo da Borborema tomaram a cidade de Alagoa Nova durante a 8ª Marcha Pela Vida das Mulheres. Esse ano, a mobilização pelo fim da Cultura do Estupro e contra a Reforma da Previdência.

Ler mais


01.03.2017
Sertão da Paraíba recebeu mais de 74 mil cisternas em 15 anos, diz ASA
Site - G1 PB

Segundo entidade, programa beneficiou 345 mil pessoas no Semiárido. Trabalho começou mais de um século depois das ações do padre Ibiapina.

Ler mais


Filtre as publicações

Isso facilitará a sua busca