EnconASA - Edições Anteriores

EnconASA I

O ano era 2000 e a cidade Igarassu, Pernambuco. A ASA realiza seu primeiro encontro nacional com a preocupação de discutir uma das maiores problemáticas que aflige o Semi-Árido: a falta de acesso à água. Na época, a estratégia definida foi desenvolver ações sistemáticas que pudessem garantir água para as famílias sertanejas, mas não de forma assistencialista.  

O I EnconASA tirou como deliberação a formação de um grupo de trabalho, o GT Cisternas. Esse grupo, em conjunto com a coordenação provisória da ASA, desenhou o P1MC. Foi assim que surgiu o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido: Um Milhão de Cisternas Rurais.

É ainda no primeiro encontro nacional que a Carta de Princípios da ASA é aprovada. Essa Carta rege a Articulação e sua estrutura. 


EnconASA II

2001, novamente em Igarassu. Pernambuco é o palco para as discussões sobre a organização e estruturação da ASA. A Articulação quer fortalecer sua identidade e definir sua missão e o II EnconASA é o momento para isso.  

Foi nesse encontro que se discutiu a composição da Coordenação Executiva e a estrutura organizacional da ASA. A Articulação cria também a Associação Programa Um Milhão de Cisternas, a AP1MC, uma Oscip para, até então, gerenciar o P1MC.

As discussões deste encontro foram pautadas no compromisso, união, participação e luta de quem almeja um Semiárido diferente. O II EnconASA foi a semente do que hoje é a ASA: um grande fórum de organizações e movimentos sociais na luta pela convivência com o Semiárido brasileiro.


EnconASA III

São Luís do Maranhão abriga o III EnconASA, no ano de 2002. A ASA começa a ganhar visibilidade nacional e o encontro é marcado por uma ampla participação, inclusive de autoridades políticas e de organizações sociais de atuação nacional. 

A necessidade de avaliar o crescimento e a caminhada da ASA se fez presente e o encontro de São Luís fica marcado por discussões das diretrizes políticas que devem nortear as ações da Articulação.

Carta Política da ASA, documento aprovado no final de cada encontro nacional e que traz as principais orientações e reivindicações da ASA, é acrescida de mais elementos políticos e a ASA expande suas linhas de ação no Semiárido.


EnconASA IV

Em 2003, o IV EnconASA movimenta a cidade de Campina Grande, na Paraíba. Com o tema "Agricultura Familiar: Construindo a Segurança Alimentar no Semi-Árido Brasileiro", o encontro é marcado pela diversidade.

As visitas de intercâmbio são destaques. A agricultura familiar é privilegiada. Junto com ela, a cultura popular dá ao IV EnconASA um sabor de vitória e a certeza de que é mesmo possível viver no Semi-Árido.

Ver que é possível mudar a realidade em busca de melhores condições de vida motivou reflexões sobre temas que permeiam a discussão sobre agricultura familiar. Assim, acesso à água, reforma agrária, agroecologia, tecnlogias apropriadas para o Semi-Árido, educação, como também o P1MC, estiveram na pauta do IV EnconASA.

 

Produtos

Marca

Jornal

 

Documentos

Carta Política


EnconASA V

Piauí acolhe mais de 300 pessoas na cidade de Teresina no V EnconASA. O elemento central foi o debate da Terra e Território, a partir das experiências de lutas, resistências, conquista, produção, crédito, comercialização, das lutas dos movimentos sociais.

Com o tema “Reforma Agrária - Democratizando a Terra e a Água no Semiárido Brasileiro”, esse encontro foi adubado com debates, reflexões, aprofundamentos e experiências para o nascimento do Programa Uma Terra e Duas Águas, o P1+2, que traz consigo o debate da terra, da produção, da agroecologia, da soberania e segurança alimentar como eixos centrais da convivência com Semiárido.

Nessa edição, o tema central é "Reforma Agrária: Democratizando a Terra e a Água no Semiárido Brasileiro". Nesse momento, a ASA lança a Carta da Terra, dando ênfase à importância da luta pela reforma agrária e reafirma a Carta Política, aprovada no EnconASA anterior. Também neste encontro, as entidades da ASA reafirmam sua posição contrária ao projeto de Transposição do rio São Francisco.

 

Produtos

Marca

Crachá

Outdoor

Caneca

Boné

Faixa

Folder

Pasta

Cartazes

Bloco de notas

Camisa e caneta

 

Documentos

Carta da Terra


EnconASA VI

A cidade polo do Crato, no Ceará, acolheu 600 pessoas em novembro de 2006. Com o tema "Agricultura Familiar: tecendo vida, fomentando sonhos e construindo novas relações sociais no Semiárido brasileiro", o VI EnconASA sempre será lembrado pela beleza, diversidade, riqueza, experiências e forte debate das novas relações sociais no Semiárido brasileiro.

O encontro também ficou marcado pelo debate das relações igualitárias de gênero e pelas cartas das mulheres e da juventude. Este momento reforça a vocação do EnconASA enquanto espaço de afirmação da identidade de povos, comunidades e coletivos que formam a  base social e política da ASA.

 

Produtos

 

Informativos

O Caldeirão é o informativo semanal do VI EnconASA, produzido pela secretaria do Encontro. Através dele, você pode se manter informado sobre os processos preparatórios dos Estados, e tudo que está sendo planejado para o evento.

Edição 00

Edição 01

Edição 02

Edição 03

Edição 04

Edição 05

Edição 06

Edição 07

Edição 08

Edição 09

Edição 10

Edição 11

Edição 12

Edição 13

Edição 14

Encarte

 

Marca

Versão em JPG

Versão em CDR

 

Peças Gráficas 

Cordel

Crachá

Outdoor

Cartaz

Faixa

Certificado

Bloco de Notas

 

Spots

Spot 1

Spot 2

 

Documentos

Carta Política

Carta Política de Gênero

Moção contra os transgênicos

 


EnconASA VII

Os 10 anos de caminhada da ASA foram celebrados no VII EnconASA que aconteceu em Juazeiro-BA, em março de 2010. Esse momento foi de forte afirmação de nosso projeto político de desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro.

Com tema “ASA - 10 anos Construindo Futuro e Cidadania no Semiárido”, o encontro ficou marcado por caminhada nas ruas de Juazeiro de mais de três mil pessoas, que se posicionavam contra os grandes projetos e seus impactos na vida do povo do Semiárido.

Esse encontro também foi espaço de apresentação e socialização das ações que fortalecem as resistências e as lutas do povo sertanejo.

Clique aqui para acessar o hotsite do VII EnconASA.


EnconASA VIII

O VIII EnconASA aconteceu, em novembro de 2012, às margens do Rio São Francisco, na cidade de Januária, em Minas Gerais, com a benção dos povos e comunidades tradicionais e com a força do povo sertanejo, que vê na ASA, uma bandeira de luta, uma identidade, uma afirmação política, uma esperança e a certeza de unidade, força, coragem e rede.

Com o tema “Convivência com o Semiárido - Trajetórias de Lutas e Resistências para a Superação da Pobreza e Construção da Cidadania”, esta edição foi um momento não apenas de reconhecimento das ações e reflexão da caminhada da ASA, mas, sobretudo, de diálogo com o governo federal para a proposição de novas ações no campo da convivência com o Semiárido, como a conservação, multiplicação e armazenamento das sementes crioulas da região através de uma estratégia de gestão coletiva deste patrimônio genético. Do diálogo aberto com setores do Governo Federal, surgiu o Programa Sementes do Semiárido, lançado em 2015. 

Um grande marco desta edição do EnconASA foi a inclusão do debate sobre a comunicação popular e comunitária entre os temas refletidos durante o encontro. Incluir esse temática no debate do EnconASA significa ampliar a consciência da rede para a importância de aglutinar a bandeira da democratização da comunicação na proposta da convivência com o Semiárido.

Clique aqui para acessar o hotsite da VIII EnconASA.