Acervo - O Candeeiro
“Tem que se manter firme aqui na nossa terra e lutar por ela", diz agricultora
BA - IRPAA - Acesso à Água -

História de família contemplada com cisterna de produção do P1+2 na comunidade de Caiçara, distrito de Abóbora, em Juazeiro (BA). A vida de Dona Maria e Seu Dionízio foi marcada pelos efeitos das secas, das enchentes e hoje acessam políticas públicas que fizeram muita falta ao longo do período que criaram os sete filhos.

Ler mais


Dona Zélia e Seu Domingo: uma história de amor e trabalho na terra
RN - FETRAF - Acesso à Água -

Um reencontro que reacendeu as chamas de um amor fez o casal se unir e nunca mais se separar. Domingos e Zélia se encontraram na comunidade Lagoa Cipó, no Município de Serrinha/RN, em 1999. A partir deste ano, eles se casaram e já vivem um amor de 17 anos.

Ler mais


Força e união de cleonice e samuel
BA - ARCAS - Acesso à Água -

O casal de agricultores Cleonice e Samuel são pais de dois filhos, Caio e Davi. Eles moram na comunidade Bananeirinha, no município de Jeremoabo, onde escrevem sua história cultivando a terra com respeito ao meio ambiente. Cleonice conta que antes da união do casal, no ano 2000, as dificuldades do acesso à água eram muitas, tinham que percorrer uma distância de 3 Km e carregar água na cabeça para o uso diário.

Ler mais


A conquista da cisterna e seus benefícios para a vida no sertão
RN - FETRAF - Acesso à Água -

Nascidos em João Câmara, o casal feliz e cheio de energia que supera qualquer jovem no roçado. Seu José Francisco Barbosa, 75 anos, e Maria Targino Barbosa, 79 anos, mais conhecida por Mariquinha, mostram o quanto é importante a vida da agricultura familiar com muito amor e dedicação. Eles tiveram uma infância de muito trabalho e esforço para superar as necessidades dentro de casa. Cada um com sua historia de vida.

Ler mais


Frutos da resistência - Construindo desenvolvimento no semiárido
BA - ARCAS - Agrobiodiversidade -

Foi em 2012, por meio das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), realizadas pela Arcas, que a comunidade destacou através do diagnóstico participativo, a necessidade de aproveitar as frutas nativas existentes na região, se tornando assim uma demanda prioritária nas atividades coletivas da comunidade.

Ler mais


Filtre as publicações

Isso facilitará a sua busca