Acervo - O Candeeiro
PRODUÇÃO ORGÂNICA VIABILIZA QUALIDADE DE VIDA E GERAÇÃO DE RENDA
MG - CDDH - Agrobiodiversidade -

Solange de Fátima Oliveira Campos é moradora da Fazenda Ribeirão, localizada a 3 km do distrito de Caçaratiba, município de Turmalina (MG). criou sozinha os filhos: Mateus e Américo. Com a ajuda dos filhos, ela produziu por 5 anos no sistema convencional, utilizando defensivos e fertilizantes químicos para o plantio. Em 2019, durante uma reunião realizada pelo CAV, Solange se interessou modelo de produção orgânica.

Ler mais


A tradição do trabalho com a terra e as sementes de Gil Bento e sua família
RN - AACC - Sementes -

O agricultor e guardião Gil Bento, morador do município de parazinho-rn, junto com sua esposa dona maria de Lourdes plantam na família a tradição do trabalho com a terra e as sementes crioulas, para que nas próximas colheitas possam diversificar as sementes.

Ler mais


Quintal produtivo: o paraíso da família de Itó
BA - CÁRITAS IRECÊ - Quintais Produtivos -

Neste boletim está registrada a história de superação da família de Ito, antes eles degradavam e desmatavam. Atualmente aprenderam a cuidar da terra e assim perceberam a retribuição que tem em troca deste zelo. Beneficiário de algumas tecnologias, Ito conta como a sua família conseguiu se desenvolver com estes benefícios.

Ler mais


Conquista da água de produção: o sonho de permanecer na própria comunidade
BA - CASA - Acesso à Água -

Esse boletim conta, de maneira breve, a história do casal Claudenice e Antônio. Com ausência de políticas de convivência com o Semiárido, Antônio foi obrigado a migrar por 10 anos, na busca do sustento de sua família. Agora, com a conquista da água de produção de alimentos e com a capacitação para construir tecnologias sociais, como as cisternas de placas de cimento, esperam ter uma melhor qualidade de vida na própria comunidade.

Ler mais


Quintal produtivo rico em nutrição voltada para a saúde da família
RN - FETRAF - Acesso à Água -

O agricultor familiar Demacir dos Santos, 38 anos, natural de Ielmo Marinho, e sua esposa Ilmara Silva dos Santos passaram a morar em Umarizeira/Taipú em 2005. O agricultor, para garantir uma renda, teve que trabalhar numa empresa em produção de sementes com maquinário agrícola. “Melhor coisa que fiz na vida foi ter me afastado desses empregos que só me faziam o mal“ diz Demacir.

Ler mais


Filtre as publicações

Isso facilitará a sua busca