Um Milhão de Cisternas (P1MC)
O primeiro programa desenvolvido pela ASA, no início dos anos 2000, visa atender a uma necessidade básica da população que vive no campo: água de beber. Com esse intuito, nasce o Programa Um Milhão de Cisternas: o P1MC. Melhorar a vida das famílias que vivem na Região Semiárida do Brasil, garantindo o acesso à água de qualidade é o principal objetivo do Programa.
Uma Terra e Duas Águas (P1+2)
Com o intuito de ampliar o estoque de água das famílias, a ASA criou em 2007 o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Nesta iniciativa, as tecnologias de acesso à água são construídas para garantir a estocagem de água para a produção: para o plantio e para a criação de animais. Este estoque chamamos de segunda água.
Sementes do Semiárido
Ampliando o leque de ações para a Convivência com o Semiárido, a ASA lançou em 2015 um programa que reforça a cultura do estoque no Semiárido, através do manejo da agrobiodiversidade, com foco no resgate e conservação de sementes crioulas. Além da infraestrutura para estocar água para beber e produzir, os povos e comunidades do Semiárido são apoiados em suas práticas enquanto guardiãs e guardiões das sementes crioulas.
Quintais das Margaridas
O projeto Quintais das Margaridas tem como objetivo principal fortalecer as mulheres rurais, promovendo, em todas as etapas do processo, sua autonomia econômica, social e política, bem como a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
DAKI – Semiárido Vivo
O DAKI – Semiárido Vivo é um projeto que tem como objetivo contribuir no enfrentamento às mudanças climáticas em três regiões semiáridas da América Latina: Corredor Seco Centroamericano (CSC), Grande Chaco Americano (GCA) e Semiárido brasileiro (SAB). Uma iniciativa apoiada pelo Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e realizada por duas redes de organizações da sociedade civil que atuam nessas regiões: a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e a Plataforma Semiáridos da América Latina.
Cisternas nas Escolas
O Projeto Cisternas nas Escolas tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiárido, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva. A chegada da água na escola tem um significado especial porque possibilita o pleno funcionamento deste espaço de aprendizado em períodos mais secos, representando também uma oportunidade de fomentar, na comunidade escolar, o conhecimento sobre as políticas de Convivência com o Semiárido.
ASA em Números
Neste painel você pode acessar as tecnologias de convivência com o Semiárido implantadas ao longo dos anos pela ASA e o número de famílias beneficiadas com elas. Utilizando os filtros, é possível visualizar as ações da ASA por projeto, implementações (tipos de tecnologias), estado, município.
* tecnologias construídas com recursos provenientes da Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC).