Agricultura Familiar
20.07.2016 PE
Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos

Voltar


O evento no Dia do Agricultor pretende mobilizar cerca de dois mil agricultores/as.

Chamado de camponês, homem do campo, lavrador e tantas outras definições, o trabalho do agricultor é primordial para a sociedade, pois ele produz o alimento que partilhamos. No Brasil, a agricultura familiar é responsável por 70% da alimentação que vai à mesa da população. Fora do país não é diferente, ela também tem uma grande importância na alimentação da população do mundo. E é nessa perspectiva que a a Diocese de Pesqueira através da Cáritas Diocesana de Pesqueira promoverá diversas atividades, através do grande evento “Agricultura Familiar: Nenhuma Família Sem Casa, Nenhum Camponês Sem Terra, Nenhum Trabalhador Sem Direitos”.

No próximo dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor, no qual será realizado o Seminário “Agricultura Familiar: Conquistas e Desafios”, no Centro Pastoral Dom Hélder, a partir das 9h e pretende mobilizar cerca de 100 agricultores/as que são lideranças em suas respectivas comunidades.

“Pretendemos fazer um debate em torno do contexto atual, foram conquistas significativas e de grande importância para a agricultura familiar, precisamos celebrar, mas, sobretudo, reafirmar nossas propostas para o fortalecimento da agricultura familiar na região”, diz Neilda Pereira, Secretária Executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

No mesmo dia, logo após o encontro, às 17h haverá a Feira da Agricultura Familiar na Praça Dom José Lopes, a qual trará diversidades, desde o alimento até o artesanato para serem comercializadas. Já no dia seguinte, 29 de julho, acontecerá a tradicional caminhada pelas ruas de Pesqueira. A concentração inicia a partir das 8h, na Praça junto com a Feira da Agricultura Familiar, com apresentações culturais e forró para receber os 2.000 agricultores/as da região. A caminhada finalizará no Espaço Ford, aonde será servido o almoço e culminando o grande evento.

Este ano, o evento ganhará um tom muito especial, pois homenageará o agricultor Sr. Nelson (in memorian), que foi um homem do campo que serviu ao povo e deixou uma grande marca nos corações daqueles que os conheceu. “A cada ano que realizamos esse momento de celebração e de reafirmação da luta dos agricultores e agricultoras no dia a dia, traz para a Cáritas Diocesana de Pesqueira a certeza que precisamos contribuir na organização nas comunidades, na formação para as conquistas das politicas públicas e na participação efetiva nos espaços de controle social. E este ano, em especial, iremos homenagear Sr. Nelson, um agricultor membro da diretoria da Cáritas que sempre lutou em defesa dos agricultores e das agricultoras da região”, finaliza Neilda.

O evento no Dia do Agricultor pretende mobilizar cerca de dois mil agricultores/as de vários municípios para juntos caminharem pelas ruas da cidade de Pesqueira.

Serviço:

Seminário “Agricultura Familiar: conquistas e desafios”
Data: 28.07
Horário: 9h
Local: Centro Pastoral Dom Hélder

Feira de Agricultura Familiar
Data: 28.07
Horário: 17h
Local: Praça Dom José Lopes

Concentração para a Caminhada da Agricultura Familiar
Data: 29.07
Horário: 8h
Local: Praça Dom José Lopes