

agricultora Suzana Valéria, reside com seu esposo Francisco e as filhas Letícia e Ana Lívia, na comunidade Barra da Catingueira, no município de Aparecida, Paraíba. A família possui uma propriedade de 5 hectares. O quintal com uma grande variedade de frutíferas (manga, laranja, acerola, goiaba, seriguela, graviola, tamarindo, abacate, limão e coco) e o roçado, onde cultivam feijão, milho, batata e macaxeira,
IVÂNIA E LUCIANO, AGRICULTORES QUE SÃO SINÔNIMOS DE FORÇA E SUPERAÇÃO

A história dos agricultores Ivânia da Silva e Luciano Martins é inspiradora. Eles residem em sua própria propriedade na comunidade Poços de Cima, localizada no município de Teixeira, Paraíba. Mas nem sempre foi assim. Anos atrás (meados de 2000) residiam em outra comunidade (São Francisco), trabalhavam e moravam em terras emprestadas, e a sua residência era um armazém.
Vida sustentável e segurança alimentar: O sistema de reúso de águas cinzas do seu Chiquinho e dona rosária, no Piauí

Essa é a história de como a tecnologia de um sistema de reúso de águas cinzas, tem contribuído para a vida sustentável e segurança alimentar da família de seu Chiquinho e dona Rosária, na comunidade indígena Nazaré, em lagoa de São Francisco, Piauí. Através do sistema, são reaproveitados 300 litros de água usados pela família, todos os dias, que contribuem na sua alimentação e economia.
Paraíso de Lourdes: o melhor lugar do mundo é onde a gente é feliz

Não foi preciso muito para que Lourdes transformasse seu torrão de chão, em Sobral (CE), no lugar que mais ama no mundo. Uma casa para viver com a família, algumas frutíferas e leguminosas, galinhas pastando e uma cisterna de água e pronto. O resto fica por conta da natureza, que Lourdes aprecia como se aprecia a poesia. conheça a vida dessa mulher guerreira enquanto conhecemos o paraíso de lourdes.
Água, Trabalho e Sonho: a experiência de Maria e Mestre Grilo

Em um vídeo compartilhado nos grupos de WhatsApp, o agricultor Antônio “Mestre Grilo” Lino comemora a chuva que irriga sua plantação e faz sua cisterna calçadão transbordar. Radiante, ele incentiva os colegas do grupo a aproveitarem a oportunidade: “A gente recebe o benefício do governo e não pode deixar parado, não!”. Quem hoje vê a fartura do quintal não imagina que pouco tempo atrás ali era tomado por pedras, poeira e tímidos pés de acerola...