Acervo - O Candeeiro
Mudas de Caju e Esperança: A História de Superação e Produção no Sertão de Pio IX

o sertão do Piauí, na comunidade rural Serra Nova, município de Pio IX, um jovem casal decidiu investir suas vidas e as terras da família na produção de mudas de caju. “Hoje, toda a região procura a nossa produção.

Ler mais


Só depois de romper o ciclo de pobreza, Maria Helena se tornou a mulher que nasceu para ser

Maria Helena Silva Barbosa, agricultora e liderança em Solânea (PB), superou um ciclo de pobreza geracional e privação em sua infância e adolescência. A transformação começou ao adquirir terra própria e acessar políticas públicas para o Semiárido, como segurança hídrica e crédito. Inspirada por intercâmbios com outras agricultoras, ela inovou no seu quintal produtivo, vencendo desafios e tornando-se uma comunicadora ativa.

Ler mais


AGRICULTOR SERTANEJO CULTIVA AGROFLORESTA COM CENTENAS DE ESPÉCIES NO SEMIÁRIDO

O AGRICULTOR JOÃO PAULO FERRAZ DE SOUZA, 33 ANOS, É UM EXEMPLO INSPIRADOR DE CUIDADO E PRESERVAÇÃO DA NATUREZA NA REGIÃO SEMIÁRIDA. JOÃO PAULO CULTIVA UMA AGROFLORESTA COM CENTENAS DE ESPERCIES DE PLANTAS NUM TERRENO DE APENAS 2,5 HECTARES, ONDE RESIDE COM A ESPOSA CICERA ELIDIANE RODRIGUES DE SOUSA, 26 ANOS, QUE CONTRIBUI COM A ACOLHIDA DAS VISITAS, E TAMBÉM CONTA COM A AJUDA DE SUA MÃE MARIA AUTA FERRA DE SOUSA.

Ler mais


A luta de Neta na agricultura e como cuidadora do pai e do filho

Neta, agricultora experimentadora e cuidadora de pai e filho, que vive no município de Solânea tem realidade que se assemelha com a de muitas outras mulheres que vivem no campo. “Sou agricultora com muito prazer e também me dedico aos cuidados com meu pai e filho, que precisam de atenção especial. Quando meu menino tinha um ano de idade, meu marido começou a trabalhar numa empresa e, desde então, minha carga de trabalho aumentou muito.”

Ler mais


Agricultura resiliente ao clima garante segurança alimentar e nutricional da família de dona Silvani e seu Abelardo

O verde do quintal da agricultora Maria Silvani Gonçalves dos Santos, popularmente chamada de dona Silvani, de 64 anos, demonstra resiliência em relação às práticas agroecológicas adotadas. A agricultora reside na comunidade Tradicional de Fundo de Pasto Malhada da Areia, região de Pinhões, em Juazeiro-BA. Ela mora com o esposo Abelardo Pereira dos Santos, de 66 anos, e o filho, Zilquer Gonçalves dos Santos, 36 anos.

Ler mais


Filtre as publicações

Isso facilitará a sua busca