Acervo - O Candeeiro
A organização das mulheres para a comercialização na Feira Agroecológica e Solidária de Tucuns

A Associação de Tucuns foi fundada em 2016, por agricultoras da comunidade de mesmo nome que fica localizada em Itapipoca, no Ceará. As mulheres organizadas e suas famílias acessaram alguns projetos que ajudaram a melhorar a sua produção. Como o ATER Agroecologia, que ofereceu assessoria técnica para a produção, e o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), com a implementação de cisternas com capacidade de armazenar 52 mil litros de água.

Ler mais


Doçuras do Sertão: o doce com sabor da resistência

As mulhers do Semiárido são como os umbuzeiros: aprendem nas adversidades a viver e resistir nesse chão. Quando tudo parece mais difícil, as mulheres e os umbuzeiros buscam no seu interior aquilo que precisam para continuar. Os umbuzeiros encontram a água que precisam através de suas raízes para atravessar a estiagem, as mulheres também encontram sua força em suas raízes, que são suas tradições.

Ler mais


Transformando o Semiárido com associativismo, agroecologia e feminismo

A trajetória de Maria combina resiliência, liderança e inovação, sendo um exemplo de como a agricultura familiar pode integrar sustentabilidade, tecnologia social e empoderamento comunitário para transformar vidas no Semiárido. Sua história apresenta inovações significativas como: protagonismo feminino no associativismo, diversificação do agroecossistema familiar ao adotar práticas agroecológicas, como consórcios de culturas e criação de animais.

Ler mais


Caprinocultura Leiteira na Comunidade Tapera, Tauá: Uma História de Superação e Inovação no Semiárido

Pedro Marcelino, agricultor familiar de Tauá-CE, transformou sua criação de cabras em um modelo de resiliência e inovação. Diante dos desafios, uniu produtores locais para diversificar a produção com queijos e outros derivados. Com tecnologias sustentáveis e foco na certificação, sua jornada mostra que a caprino cultura é uma alternativa viável e promissora para o semiárido.

Ler mais


A colheita de saberes do semiárido

O Candeeiro conta a história de Luana, uma jovem filha de mãe-solo agricultora que viu nos estudos uma oportunidade de vivenciar outros mundos e a partir da sua formação acadêmica (mestrado, doutorado e pós-doutorado) contribuir com o desenvolvimento da sua comunidade. luana faz questão de falar de sua trajetória numa comunidade rural, onde as mudanças começaram a acontecer a partir de políticas públicas que promovem o direito à água e à educação

Ler mais


Filtre as publicações

Isso facilitará a sua busca