Você criou alguma inovação camponesa ou uma tecnologia social que está promovendo a agroecologia no seu território? Então inscreva-se para apresentar o seu trabalho nos Tapiris de Saberes do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). O período de inscrições vai até 27 de julho!
Dentro da programação do CBA, os Tapiris de Saberes são espaços em que pessoas, comunidades e organizações apresentam e debatem suas pesquisas técnico-científicas e relatos de experiências populares e técnicas sobre agroecologia. Esta 13ª edição do Congresso vai reunir apresentações em torno de 19 eixos temáticos, todos relacionados à agroecologia. Um dos eixos temáticos dos Tapiris é ”Inovações camponesas e tecnologias sociais promovendo agroecologia”.
Clique aqui e saiba tudo sobre a submissão de trabalhos para o 13º CBA
Envie o seu trabalho até o dia 27 de julho pela plataforma de inscrições para o 13º CBA.

Sobre o eixo ‘Inovações camponesas e tecnologias sociais promovendo agroecologia’
As apresentações e debates deste eixo vão envolver pesquisas, relatos de experiências populares e técnicas abordando inovações camponesas e tecnologias sociais que promovam a qualidade de vida de populações do campo e da cidade na perspectiva da agroecologia em suas diferentes dimensões – alimentação, saúde, saneamento, meio ambiente, cultura, dentre outras.
Serão selecionadas para apresentação nos Tapiris de Saberes as tecnologias sociais e as inovações camponesas que tragam soluções para a convivência das pessoas com os diferentes biomas por meio de práticas agroecológicas e processos sociotécnicos.
Também serão valorizados os relatos de vivências práticas de processos de avaliação (popular e/ou em diálogo com experimentações acadêmicas); o desenvolvimento e aplicação de ferramentas, equipamentos, utensílios, máquinas, caldas, biofertilizantes; os processos de gestão coletiva; os métodos de bordados ou trançados tradicionais; os manejos criativos da biodiversidade; dentre outros.
Quem pode participar dos Tapiris dos Saberes?
O espaço de apresentação e debates técnicos-científicos e relatos de experiências não é apenas acadêmico. Além de profissionais de instituições de ensino e pesquisa, como docentes, pesquisadores/as, consultores/as, também são aceitos trabalhos de estudantes, assessores e assessoras técnicas (que participem de ONGs, de Redes, ou de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, por exemplo), agricultores e agricultoras, e representantes de comunidades e povos tradicionais.
Como escrever e submeter meu trabalho?
É possível inscrever um resumo técnico-científico expandido ou um relato técnico ou popular de uma experiência. O relato pode ser enviado no formato de vídeo. Clique aqui e assista aos relatos em vídeo enviados ao 12º CBA, realizado em 2023 no Rio de Janeiro (RJ).
Para deixar o seu trabalho alinhadinho com as diretrizes e parâmetros de avaliação do Congresso, acesse a carta convocatória para submissão de trabalhos para o 13º CBA.
A ABA-Agroecologia incentiva a auto-organização de pessoas, grupos e organizações para garantir a presença de representantes de todas e todos dentro do CBA. O objetivo é aumentar, diversificar e qualificar a participação. Para isso, disponibilizou de forma gratuita a “Caderneta das Oficinas de Escrita: Ciências em Movimento em Defesa da Construção do Conhecimento Agroecológico”, com orientações para a realização de oficinas de escrita preparatórias para os Congressos como referência para os coletivos se inspirarem. Porém, a ABA reforça a importância da valorização de metodologias e ferramentas contextualizadas de escrita.
https://aba-agroecologia.org.br/caderneta-das-oficinas-de-escrita-cientifica-processo-preparatorio-12cba/Saiba mais e baixe o conteúdo da Caderneta das Oficinas de Escrita aqui.
Além disso, A ABA-Agroecologia mantém em seu Youtube uma série de oficinas de escrita preparatórias para o 13º CBA. Assista:
Sobre o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia
Desde 2003, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) é realizado bianualmente com participação ampla de instituições de ensino, pesquisa e extensão, da sociedade civil organizada e de movimentos sociais rurais e urbanos envolvidos com as agriculturas de base familiar, camponesa e urbana. Inicialmente pensado como espaço de fortalecimento da agroecologia como ciência, o CBA vem amadurecendo como lócus do diálogo entre as diferentes formas de conhecimento, construído por uma ampla frente de parceiros nacionais e internacionais, configurando-se atualmente como o maior encontro latinoamericano de agroecologia.
Com o lema “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”, a 13ª edição do CBA acontece dos dias 15 a 18 de outubro de 2025, no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA).
Em 2025, o Congresso está sendo realizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), com organização local da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), do Serviço de Assessoria a Organizações Populares (Sasop), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb de Juazeiro), do Movimento dos Pequenos e Pequenas Agricultoras (MPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Conta também com a contribuição de representantes de diversas organizações, redes e articulações da sociedade civil, instituições de ensino, movimentos sociais populares, poder público e comunidades tradicionais.