3? Grito da Terra Nordeste reivindica vida digna no campo e nas cidades

Compartilhe!

Mesa de negociação reúne representantes e autoridades do poder público (Foto: César Ramos)

Com o objetivo de reivindicar por melhorias na qualidade de vida das famílias que vivem no campo e por medidas urgentes para os atingidos pela seca e pelas enchentes, a Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag), em parceria com as Federações de Agricultores e Agricultoras (Fetags) e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de todo o Nordeste, realizaram nos dias 06 e 07 deste mês, em Recife-PE, o 3º Grito da Terra Nordeste.

O primeiro dia (06) do evento foi marcado por uma mesa de negociação com a presença de autoridades e representantes dos poderes públicos municipais, estaduais e federal. Nesse momento, os presentes puderam falar o que já foi feito e quais serão as próximas ações no intuito de atender às demandas da pauta de reivindicações.

No tocante ao Semiárido, a pauta incluía principalmente ações para diminuir o impacto da seca e da estiagem e para fortalecer estratégias de convivência com a região, como a ampliação dos programas da Articulação no Semiárido (ASA): Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).

 
Mais de 4 mil pessoas marcharam por melhorias no campo (Foto: Mariana Mazza)

O Secretário de Finanças e Administração da Contag, Aristides Santos, acredita que o Grito da Terra foi uma oportunidade de avançar nas dificuldades ainda enfrentadas pelas famílias da região.“A gente precisa fortalecer o número de cisternas feitas, precisamos avançar também em toda  discussão da estrutura hídrica da região. Outra questão é a da assistência técnica, pois nós avançamos bastante no crédito com uma capacidade instalada dos bancos, mas as empresas técnicas de assistência nos estados ainda não avançaram o suficiente”, afirma Aristides.

O encerramento do Grito da Terra Nordeste 2010 se deu com a participação de cerca de 4.500 agricultoras e agricultoras familiares de várias regiões do Nordeste. Pela manhã, os participantes assistiram a palestras em três tendas temáticas montadas em frente à Ceasa, às margens da BR 101: Políticas Públicas para a Convivência com o Semiárido, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Reforma Agrária e Agricultura Familiar. À tarde, seguiram em caminhada até a sede da SUDENE onde foi realizado o ato final.

MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *