Por Por Rikáryo Mourão – comunicador do Instituto Elo Amigo
![](/images/11_10_reuso.jpg)
Reuso de Águas Cinzas é mais uma tecnologia de convivência com o semiárido que chega a região centro sul do Ceará. Fruto da parceria entre o Instituto Elo Amigo e a Fundação Banco do Brasil, a tecnologia beneficiará família agricultoras da região, que agora poderão contar com um sistema que possibilita o reaproveitamento da água das pias do banheiro e da cozinha para regar plantas ao redor de casa.
Este é um projeto piloto e vai beneficiar 25 famílias da área rural do município de Iguatu. Para receber a tecnologia, as famílias passaram inicialmente por uma seleção realizada pela “comissão municipal pela vida no semiárido” e os critérios são basicamente ser agricultor ou agricultora e já possuir as cisternas de beber (16 mil litros) e de produzir (52 mil litros).
Segundo o coordenador do Projeto Reuso no Elo Amigo, Francisco Braz, a iniciativa é importante para famílias que produzem em suas pequenas áreas ou nos próprios quintais. Ele destaca que o reuso consegue recuperar pouco mais de 50% de toda a água que iria para o esgoto. “Para quem vive no semiárido sabe que cada gota d’água poupada é bem vinda e, as famílias beneficiadas inicialmente vão ter mais água para utilizar na produção. Imagine que a água que antes iria para o esgoto se somar à poluição de rios e lagos, agora serve para produzir mais vida”, destacou Braz.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sementes05.05.2016 CE | 70 novas casas de sementes crioulas preservam biodiversidade do semiárido cearense |
Reconhecimento internacional22.08.2017 | Programa Cisternas ganha prêmio como uma das políticas públicas mais relevantes no combate à desertificação |
Acesso à Água06.10.2015 BA | Rio São Francisco: sua importância cultural, econômica e social estão sob ameaça |
Ao olhos do mundo11.09.2017 | Diante de representantes de 300 nações, ASA recebe o "Oscar das políticas públicas" |
Acesso à Água09.02.2017 | Artigo: Uma seca de seis anos |
VOTO CONSCIENTE15.08.2022 | Campanha Não troque o Seu Voto retorna às ruas pelo voto consciente no combate à sede e à fome no Semiárido |